Hoje é terça-feira, 3 de novembro, tricentésimo oitavo dia do ano e Dia Europeu de Luta Contra o Cancro do Cólon. Faltam 58 dias para o final de 2016.
Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 7, às 19:51.
O Sol nasce às 07:06 e o ocaso regista-se às 17:34.
Em 1965, o Conselho de Segurança da ONU pedia a todos os estados membros da organização para não prestarem a Portugal qualquer assistência que permitisse "continuar a repressão" dos povos africanos. Em causa, a venda de armas e equipamento militar ao país, durante a Guerra Colonial.
Em 1967, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados concedia as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa.
Em 1984, o corpo da primeira-ministra indiana Indira Gandhi era cremado em Nova Deli.
Em 1985, dois agentes secretos franceses, detidos na Nova Zelândia, confessavam-se culpados de homicídio involuntário e sabotagem, no atentado contra o navio Rainbow Warrior, da organização ecologista Greenpeace. No atentado, morrera um repórter fotográfico português, colaborador da organização.
Em 1998, morria o norte-americano Bob Kane, 83 anos, autor da banda desenhada Batman.
Em 2003, os trabalhadores da Docapesca bloqueavam o cais da Transtejo, no Cais do Sodré, em Lisboa, em protesto pelo encerramento das instalações em Pedrouços.
Em 2004, a reabertura do túnel ferroviário do Rossio, em Lisboa, ficava marcada para o verão de 2006.
Em 2005, a entrega dos Prémios MTV, em Lisboa distinguia a banda The Gift como melhor artista português.
Em 2006, a Microsoft e a Polícia Judiciária assinavam um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet.
O ator Tom Cruise, Paula Wagner e a Metro-Goldwyn-Mayer assumiam o controlo dos estúdios de cinema da United Artists, fundados há 85 anos por Charlie Chaplin, Mary Pickford e D. W. Griffith.
Em 2007, o atleta Ryan Shay, de 28 anos, morria durante as qualificações olímpicas da maratona dos Estados Unidos, ao sofrer um colapso entre o quilómetro nove e dez.
Em 2008, a Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebia a primeira família.
Em 2010, a Igreja Católica de Cuba inaugurava o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião.
Em 2014, abria a One World Trade Center, conhecida por "Torre da Liberdade", em Nova Iorque para preencher parte do vazio deixado há 13 anos na baixa de Manhattan pelo atentado terrorista de 11 de Setembro. O edifício recebia os trabalhadores da editora Condé Nast.
C/Lusa