A Universidade da Madeira (UMa) apresentou hoje, no Funchal, quatro cursos técnicos superiores profissionais, que começam no ano letivo 2015/2016, respondendo diretamente às necessidades das empresas e do mercado de trabalho regional.
Contabilidade e Fiscalidade, com 21 vagas; Redes e Sistemas Informáticos e Agricultura Biológica, cada um com 20 vagas; e Guias da Natureza, com 15 vagas, são os cursos que a Universidade da Madeira disponibiliza, através da recém-criada Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
"Estes cursos estão muito ligados às empresas e às necessidades do mercado de trabalho e o número de vagas depende do número de instituições e empresas que aceitam estagiários", explicou João Prudente, pró-reitor e presidente da comissão instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, durante uma conferência de imprensa.
Os cursos são de dois anos, sendo que o último semestre é obrigatoriamente feito em contexto de trabalho. A propina é de 670 euros/ano, mas a universidade possibilita o pagamento em dez prestações.
"Conseguimos muitas parcerias com instituições, com empresas e tivemos pareceres positivos de várias entidades patronais, do Instituto de Emprego, da Associação Comercial e Industrial do Funchal e do Governo Regional", afirmou João Prudente, sublinhando que os cursos surgem, também, com o objetivo de dar sequência à aposta governamental no ensino secundário via profissionalizante.
A Universidade da Madeira revelou, por outro lado, que o concurso para os apoios sociais para o ano letivo 2015/2016 já está a decorrer, sendo que já foram apresentadas 364 candidaturas.
Ricardo Gonçalves, administrador dos Serviços Sociais da UMa, disse que no ano passado 1.314 alunos beneficiaram de apoios, dos quais 1.102 foram bolseiros.
A bolsa de estudo média cifrou-se nos 2.227 euros/ano, tendo a universidade pago no total 2,5 milhões de euros, valor de deverá manter-se no próximo ano letivo.
Além das bolsas de estudo, a Universidade da Madeira dispõe de um fundo de apoio de emergência, para assistir alunos com outros graus de dificuldades financeiras.