Para efeitos de apuramento da extensão e causas da contaminação foi solicitado, em junho de 2020, a realização de uma Due Diligence Ambiental a uma empresa da especialidade com reconhecida competência técnica.
Nessa sequência, no período entre 15 de julho e 17 de agosto de 2020, foram realizadas sondagens e instalados piezómetros para recolha de amostras de água e solo.
Atendendo a que as empresas da Região não detinham equipamento adequado à realização das referidas sondagens ambientais, foi necessário transportá-lo do Continente.
Acresce que foram solicitados diversos ensaios analíticos, alguns realizados em Laboratórios Estrangeiros, cujos resultados demoraram algum tempo. Assim, a EEM recebeu o Relatório de Caracterização da Contaminação e respetivo Plano de Remediação com as necessárias medidas a implementar, apenas em outubro passado, tendo requerido de seguida a licença à autoridade ambiental competente com os documentos instrutórios legalmente exigíveis, para levar a cabo os trabalhos em causa, ficando a aguardar a respetiva decisão.
Entretanto e visando operacionalizar o Plano de Remediação de solos dos Socorridos, a EEM já providenciou junto de uma empresa de gestão de resíduos, a realização dos trabalhos de triagem, acondicionamento e transporte dos solos contaminados para destino final fora da RAM, e de tratamento das águas contaminadas.
Adicionalmente foi solicitada a uma empresa da especialidade (a mesma que realizou a Due Diligence Ambiental) o acompanhamento ambiental independente dos trabalhos e bem assim a instalação de um laboratório de campanha que permitirá determinar, de forma fidedigna e imediata, o destino a dar aos vários tipos de solos e águas, bem como a delimitação das áreas de escavação.
A EEM obteve a Licença de Operação de Gestão de Resíduos da Entidade Competente DRAAC (Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas) datada de 18 de janeiro corrente, que permite a operacionalização do Plano de Remediação de solos dos Socorridos, iniciando-se na presente data a instalação do estaleiro de apoio à obra com vista à realização dos respetivos trabalhos de remediação, cuja duração prevista é de cerca de 2 meses.