Esta variável tem diminuído continuamente desde 2013 (primeiro ano da série), ano no qual atingia 28,0%, sendo que em sete anos decresceu 16,8 pontos percentuais.
Não obstante, a taxa de abandono precoce regional ser superior à nacional, observa-se uma convergência dos valores: enquanto em 2013, essa discrepância era de 7,2 pontos percentuais, em 2020 não ultrapassava os 0,8 pontos percentuais. De notar que, em 2020, tal como nos sete anosanteriores, a taxa em questão é maior para os homens (13,1%) do que para as mulheres (9,1%). No entanto, a aproximação entre as duas taxas ao longo do período em análise é evidente, com o diferencial a passar de 16,5 pontos percentuais em 2013 para 4,0 pontos percentuais em 2020.
A taxa de abandono escolar precoce corresponde à proporção da população dos 18 aos 24 anos que completou um nível de escolaridade correspondente, no máximo, ao 3.º ciclo do ensino básico e que não recebeu nenhum tipo de educação (formal ou não formal) na semana de referência do Inquérito ao Emprego ou nas três semanas anteriores.