Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo, os dois terramotos foram registados a uma profundidade de 15 quilómetros, a cerca de 272 quilómetros da cidade de Abepura.
Não houve até ao momento qualquer anúncio por parte das autoridades indonésias de feridos ou danos materiais.
A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia indicou na rede social Twitter que a região tinha sentido tremores moderados e danos limitados.
O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.
Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami – retirado poucas horas depois – para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.
Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.
Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Celebes, matando mais de 100 pessoas e destruindo as habitações de milhares de pessoas na cidade costeira de Mamuju.
Em 2004, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.