O coordenador do SPM, Francisco Oliveira, reconheceu hoje que o facto de a corrida de dia 09 de março ser a primeira a nível nacional se reveste de especial importância para a estrutura local.
"Este é um evento que para nós é muito importante. Contamos já com representantes de todo o país e é organizado em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira. Será um evento oficial, integrado no calendário da associação e a contar para as classificações de provas regionais", explicou.
No dia 12 de março de 2018, o SPM completa 40 anos de existência, com o responsável a considerar ser "um momento que deve ser de homenagem daqueles que, ao longo dos 40 anos, fizeram o sindicato", os "pioneiros" e aqueles que pela estrutura "contribuíram para a educação na Madeira".
O programa é diverso e corre ao longo do ano de 2018, mas os mais relevantes estão concentrados no período de aniversário, de 5 a 12 de março.
Está programado um concerto com a Orquestra Clássica da Madeira, no Teatro Baltazar Dias, a 21 de março, com a primeira parte clássica e a segunda de música mais ligeira.
No dia 5 abre-se uma exposição que ficará patente no átrio da Câmara Municipal do Funchal, seguido de concerto por músicos do Conservatório local.
Francisco Oliveira referiu ainda que está previsto o "lançamento de uma obra sobre a fundação do sindicato na região e um documentário, que está a ser preparado pela RTP-Madeira, sobre a estrutura e o papel dos professores".
LUSA