No passado dia 3 de março o Serviço de Saúde da Madeira realizou a primeira trombectomia no Hospital Dr. Nélio Mendonça. A intervenção foi bem-sucedida e esteve a cargo de uma equipa multidisciplinar, liderada pelos médicos neurorradiologistas, Tiago Rodrigues e José Franco.
A resolução da trombose de uma artéria cerebral através da neurorradiologia de intervenção, a trombectomia, é a técnica de reperfusão das artérias cerebrais mais recente e mais eficaz existente na actualidade. A técnica tem alta probabilidade de reduzir a gravidade das lesões causadas pelo AVC, e devolver ao doente a capacidade funcional desejável, contribuindo para o bem-estar social e psíquico.
A trombose de uma artéria cerebral através da neurorradiologia de intervenção dissolve o trombo detetado na hora, melhorando muito o prognóstico e permitindo que cerca de 50% destes doentes possam voltar ao seu local de trabalho e ter uma vida normal.
Na Região estima-se que sejam cerca de 80 os doentes a necessitar desta intervenção, por ano.
O acidente vascular cerebral continua a ser a primeira causa de morte em Portugal, e é responsável por grande morbilidade, incapacidade crónica, dependência de terceiros e elevados custos económicos.
Na Madeira são diagnosticados por ano, 900 casos de doentes com AVC.