"Estamos perante uma situação de proximidade do serviço público aos cidadãos", disse o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, que hoje visitou o balcão de registo instalado na principal unidade hospitalar da região, juntamente com o secretário da Saúde, Pedro Ramos.
O serviço funciona desde fevereiro deste ano, mas até julho era apenas possível fazer o registo das crianças, sendo agora também possível emitir os pedidos de cartão de cidadão.
"Esta é uma forma de simplificar procedimentos administrativos, melhorar a qualidade do serviço público e facilitar a vida aos cidadãos, nomeadamente aos pais das crianças nascidas neste estabelecimento hospitalar", disse Sérgio Marques, que tutela a Administração da Justiça.
O secretário regional da Saúde realçou, por seu lado, que o balcão Nascer Cidadão está atualmente instalado num espaço maior e melhorado e vincou que o executivo pretende, deste modo, "proteger o cidadão", não apenas do ponto de vista clínico, mas também administrativo.
LUSA