O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, recebeu na passada terça-feira no Salão Nobre do Governo Regional um grupo de luso-descendentes que frequentaram o IV Curso Intensivo de Português, projeto que resulta de uma parceria entre a SRAPE e a UMa (Universidade da Madeira).
O grupo é constituído por cerca de 15 alunos, descendentes de 2ª e 3ª geração interessados em conhecer a matriz identitária dos seus antepassados, e de ter fluência no idioma que consideram seu. Os jovens são provenientes de vários países, como a Austrália, Bélgica, EUA e Venezuela.
O curso tem como objetivos manter ligação à terra dos seus antepassados, dando a conhecer as estruturas básicas do funcionamento gramatical da Língua Portuguesa e algumas particularidades do Português falado na Madeira; ajudar a compreender alguns aspetos do léxico, da fonética e da morfossintaxe da Língua Portuguesa e desenvolver competências comunicativas e discursivas em Português; abordar alguns textos da literatura regional e da cultura madeirense e treinar a expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, assim como realizar variadas atividades de extensão linguística e sociocultural.
Sérgio Marques agradeceu aos jovens a participação no curso e o interesse que mantêm relativamente a Portugal, e à Região em particular.
Da parte dos jovens ficou o compromisso de cultivar o uso diário do Português.