No próximo dia 28 de outubro, entre as 11h00 e as 17h00, realizar-se-á, no Anfiteatro 4 do Campus da Penteada, o Seminário subordinado ao tema “The Map of a Woman. The Topography of Selfhood in the Work of Mary Rose Callaghan, Emma Donoghue, Mary Dorcey, Deirdre Madden, and Mary Morrissy", que será coordenado pela Prof.ª Doutora Zuzanna Sanches.
Organizado pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, no âmbito da Linha de Investigação Mobilidade e Transferência Culturais em Contextos Insulares, o seminário pretende reunir comunidade académica e público em geral, com o intuito de analisar as obras de algumas escritoras irlandesas contemporâneas, nomeadamente Deirdre Madden, Mary Rose Callaghan, Mary Dorcey, Emma Donoghue, e Marry Morrissy.
Analisar os textos, os romances e a poesia destas escritoras não é olhar só para a magia da palavra e da imagem, mas buscar tópicos, temas e ferramentas transversais para os estudos feministas e filosóficos e ir mais fundo, tentando mapear a voz no feminino. E revisitando os trabalhos de Julia Kristeva, Judith Butler, Elizabeth Grosz entre outras, olhar para a questão da identidade e perceber como esta é múltipla e narrativa. Implica também dar voz à criatividade, à memória, à sexualidade, ao corpo e à maternidade, procurando tradições que se alojaram nas margens, longe dos discursos normativos, nas fronteiras e ilhas e, portanto, fora do centro.
O seminário prevê dois momentos distintos. O primeiro, uma conferência aberta ao público, onde vão ser abordados meta e micro temas do feminismo irlandês, ilhéu e europeu. O segundo momento, um workshop, onde serão lidos e trabalhados fragmentos de obras das escritoras mencionadas anteriormente. A frequência do workshop é gratuita mas requer inscrição prévia.