Em comunicado de imprensa, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos revela as seguintes restrições:
1. Encontram-se interditos, por via da presença barreiras físicas e controlo policial, todos os acessos pedonais e rodoviários de ligação entre a freguesia de Câmara de Lobos e as freguesias limítrofes, conforme determinação da Resolução de Conselho de Governo.
2. Foram encerradas todas as entradas e saídas da VR1, com exceção do troço de ligação à VR2, para garantir as acessibilidades das freguesias do Estreito de Câmara de Lobos e Jardim da Serra, bem como do nó de ligação da Quinta Grande.
3. Para garantia da aplicação da cerca sanitária, foram criados apenas dois pontos de acesso à freguesia de Câmara de Lobos, com controlo policial, designadamente:
a. Entrada da Ribeira dos Socorridos, instalada no troço viário da Estrada João Gonçalves Zarco a seguir à Ribeira dos Socorridos.
b. Entrada da Pedreira, instalada no nó de ligação da VR2 à VR1, junto à entrada do Túnel da Nova Cidade.
4. Conforme determinado na Resolução de Conselho de Governo, a recusa do cumprimento das obrigações inerentes à situação de calamidade e da ativação da cerca sanitária é suscetível de incorrer, os respetivos infratores, na prática de um crime de desobediência, previsto e punido nos termos do artigo 348.º do Código Penal.