“Todas as infraestruturas estão operacionais e a capacidade de frio dentro das perspetivas”, refere a Secretaria Regional de Mar e Pescas em comunicado, adiantando que as embarcações se encontram, para já, no porto do Caniçal, na zona leste da ilha, a aguardar informações sobre a passagem dos cardumes de atum.
Para além dos 400 pescadores que operam em atuneiros na Madeira, há também 250 que trabalham a bordo de embarcações registadas nos Açores.
A Secretaria Regional de Mar e Pescas, tutelada pelo centrista Teófilo Cunha, adianta ainda que o executivo de coligação PSD/CDS-PP atribuiu cerca de cinco milhões de euros de apoios ao setor até ao final de 2021, garantindo que as ajudas vão continuar.
De acordo com os dados oficiais, foram canalizados dois milhões de euros para pescadores, armadores e apanhadores de lapas, incluindo a isenção do pagamento de taxas nas lotas e entrepostos e o abastecimento de gelo, verbas suportadas exclusivamente pelo Orçamento da região.
O setor beneficiou ainda de 2,670 milhões de euros através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e Aquicultura (FEAMPA).
“Estas ajudas não contabilizam o apoio que o Governo Regional atribui todos os anos para a redução do preço dos combustíveis”, é ainda referido no comunicado.
A Secretaria de Mar e Pescas destaca, por outro lado, o facto de a Comissão Europeia ter dado indicações sobre a ativação de novos apoios, no âmbito do FEAMPA, devido à crise gerada pela guerra na Ucrânia, com efeitos retroativos a 24 de fevereiro de 2022 e a vigorar até 31 de dezembro de 2022.
Lusa