Mais de três milhões de espetadores assistiram ao último jogo da fase de grupos de Portugal com a Coreia do Sul, sendo aquele que teve "menor audiência" entre os jogos da equipa das quinas, segundo a Universal McCann.
O terceiro e último jogo da fase de grupos da seleção portuguesa de futebol no Mundial 2022, que decorre no Qatar, em que Portugal perdeu por 1-2 frente à Coreia do Sul, foi transmitido pela SIC e contou "com um total de 3,2 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 1,8 milhões e ‘share’ de 60,3%", refere a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.
A emissão do jogo na Sport TV "registou um total de 2,218 mil telespetadores, com uma audiência média de 1,154 mil e 4,9% de ‘share’, ficando atrás do jogo Brasil x Sérvia, em termos de audiências", adianta a Universal McCann (UM), salientando que "este foi o jogo de Portugal que registou menor audiência até à data devido sobretudo ao horário (15:00) e ao facto de Portugal já estar qualificado para os oitavos de final".
A transmissão pela SIC "teve um grande impacto para o canal, uma vez que registou um ‘share’ de 22,8%, um aumento de 6,6 pontos percentuais face à média acumulada do mês de novembro".
O terceiro jogo da seleção portuguesa "registou uma audiência mais baixa quando comparado com os últimos jogos da fase de grupos de outros campeonatos, como o Euro 2020 e o Mundial de 2018", adianta a UM.
"Analisando o jogo minuto a minuto, verificou-se uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão" e "após o golo da Coreia do Sul as audiências ficaram inconstantes, mas as audiências na segunda parte foram sempre em crescendo até bem próximo do apito final", adianta.
O pico de audiências "foi registado durante os minutos de compensação", conclui.
O jogo com maior audiência foi o de Portugal – Uruguai, visto por mais de cinco milhões de pessoas, o segundo da seleção portuguesa.
A RTP1 emitiu este jogo que contou com um total de 5,3 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e ‘share’ de 66%. A emissão desta disputa na Sport TV registou um total de 296 mil telespetadores, com uma audiência média de 188 mil e 3,5% de ‘share’.
Tal perfez "um total de 5,6 milhões telespetadores, uma média de 3,8 milhões de telespetadores e 69,5% de ‘share’, em termos acumulados", adiantou a UM, na semana passada.
De acordo com a Universal McCann, "o segundo jogo da seleção portuguesa registou a maior audiência quando comparado com os segundos jogos de outros campeonatos como o Euro 2020 e o Mundial de 2018".
No primeiro jogo, quase quatro milhões de pessoas assistiram à transmissão do encontro da seleção portuguesa com o Gana, transmitido pela TVI, em que a equipa das quinas venceu por 3-2.
A TVI emitiu o jogo de estreia que contou com um total de 3,9 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 2,3 milhões e ‘share’ de 64,5%.