“Em janeiro de 2023, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.619,6 euros, correspondendo a uma variação global média de +3,2% face ao mês de referência do trimestre precedente (outubro 2022), e a uma variação homóloga de +4,5%”, pode ler-se na síntese elaborada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
Segundo explica o organismo, o aumento resulta da conjugação da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, bem como “das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas”.
Também o aumento do salário mínimo nacional em 55 euros, para 760 euros, em janeiro, e a atualização da base remuneratória da administração pública, para 761,58 euros, contribuíram para a subida do valor da remuneração média.
Já o ganho médio mensal (que inclui subsídios e suplementos remuneratórios) é estimado pela DGAEP em 1.910,3 euros brutos em janeiro, mais 5,1% em termos homólogos e mais 3,4% em relação a outubro.
“A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho, como subsídios e suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias”, explica a DGAEP.