Na referida iniciativa, direcionada a alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA), participaram alunos do 10º e 11º ano daquele estabelecimento de ensino, os quais, na ocasião, tiveram oportunidade de serem esclarecidos relativamente à problemática do consumo de drogas (quer sejam lícitas quer ilícitas) e das suas repercussões no quotidiano, quer a nível individual quer a nível social.
Os alertas lançados à jovem plateia pelos agentes foram vários, dando prossecução a uma política preventiva de proximidade que vem sendo implementada pela PSP daquela esquadra da costa norte, agora que se aproximam as festas de verão.
Com o regresso confirmado das festividades é de esperar que o consumo de substâncias estupefacientes aumente significativamente, particularmente entre a população mais jovem. Nesse sentido, informar, sensibilizar e alertar continua a ser a melhor forma de prevenir e minimizar o consumo de álcool e de outras drogas entre a população, principalmente entre os adolescentes.