As detenções ocorreram em duas áreas distintas da cidade do Funchal, ambas em momentos diferentes da madrugada do dia 20 de outubro, após denúncia de testemunhas para a central 112 da PSP Madeira.
A primeira ocorrência registou-se na freguesia da Sé tendo o suspeito sido intercetado na Rua das Murças, após ter saltado de uma janela existente no 1.º andar de uma unidade de saúde. Após execução de uma revista policial foi-lhe apreendido um telemóvel de marca iphone, no valor aproximado de 1000 euros, o qual havia sido furtado de uma funcionária, tendo este sido restituído à sua proprietária.
A segunda ocorrência registou-se na Rua Maria Aurora Homem, na freguesia de São Martinho, após assalto a um estabelecimento de restauração e bebidas, tendo o suspeito sido intercetado após perseguição policial na Rua do Brasil. Desta ação foi possível apreender sete garrafas de bebidas alcoólicas e 60 euros de fundo de caixa, objetos e valores que foram restituídos à proprietária do estabelecimento.
Os cidadãos foram detidos, constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência após terem sido apresentados aos serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal.