O protocolo será subscrito no Edifício da Reitoria, pelo Reitor da UMa, Prof.º Doutor Sílvio Fernandes, e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira, Eng.º Miguel da Silva Branco.
À celebração do protocolo seguir-se-á, no dia 28 de julho, às 16h, na sede da Ordem dos Engenheiros – Região Madeira, a cerimónia de entrega dos prémios e diplomas de mérito aos melhores graduados dos cursos de licenciatura e de mestrado em engenharia da UMa.
São elegíveis para a atribuição deste prémio os graduados pela UMa que tenham obtido o grau de licenciado nos cursos de primeiro ciclo de estudos em Engenharia Civil, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia de Computadores e Engenharia Informática, ou o grau de mestre nos cursos de segundo ciclo de estudos em Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações e Engenharia Informática. Em cada edição, são considerados apenas os diplomados que terminaram o seu curso no ano letivo anterior.
O apuramento é efetuado pela aplicação de vários critérios, nomeadamente a melhor média final, a conclusão do curso no menor número de anos e a realização de mais de metade dos ECTS do curso como estudante inscrito na UMa. Aos estudantes dos cursos de segundo ciclo é também exigida a melhor nota na Dissertação de Mestrado.
Os prémios monetários, no valor de quinhentos euros, para os diplomados dos cursos de licenciatura, e de mil euros, para os graduados nos mestrados, são atribuídos diretamente aos estudantes, através de transferência bancária, pela Ordem dos Engenheiros – Região Madeira.
Será também emitido um diploma, pela Universidade da Madeira, atestando o mérito. O objetivo é homenagear o esforço e dedicação dos estudantes.