A partir do fim da manhã deste domingo até ao início da tarde de segunda-feira, o vento, de oes-noroeste, será temporariamente muito forte (45 a 65 km/h), em especial nas regiões montanhosas (rajadas até 120 km/h), e forte (45 a 55 km/h) na costa norte e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira (rajadas até 100 km/h).
Na costa norte, a partir do início da manhã do dia 22 deverá registar-se uma subida gradual da altura significativa das ondas, devendo atingir 4 a 5 m (máximos da ordem de 7 a 8 m) ao final da tarde e manter-se nos 4 m até ao fim da manhã do dia 23.
A partir do início da madrugada de domingo e até ao fim da manhã, os aguaceiros serão pontualmente intensos e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões montanhosas e na costa norte da Madeira.
Neste âmbito, a proteção civil recomenda à população adotar as seguintes medidas:
- Fechar portas e janelas e retirar os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
- Sempre que possível, evitar as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.
- Não circular por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
- Prestar atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
- Especial atenção à circulação ou a obstrução de vias, provocados por desprendimento de objectos provocados por ventos fortes, contínuos ou em rajada;