O Professor Doutor Rui Carita desempenhou diversos cargos e funções na UMa, tendo participado diretamente no desenvolvimento da Instituição, salientando-se a sua atividade como pró-reitor e vice-reitor, além do seu papel nas obras de requalificação do Colégio dos Jesuítas.
No âmbito da sua atividade docente, lecionou sobretudo nas áreas de História, Cultura e Artes. Orientou dezenas teses de mestrado e doutoramento e integrou júris de provas. Atualmente, mesmo após a sua apresentação, continua a colaborar com a Faculdade de Artes e Humanidades, lecionando pro bono unidades curriculares, sobretudo nos Mestrados, e orientando teses de mestrado e doutoramento.
Tem uma vasta obra publicada, com cerca de cinco dezenas de livros e catálogos e mais de cem artigos, e integra diversos projetos científicos nacionais e internacionais. É ainda membro de vários Institutos e Associações, assim como assessor para a área de Reabilitação de Património Edificado na cidade do Funchal e da Universidade Estatal de Santa Catarina, no Brasil, para o projeto de reabilitação das fortalezas da barra e de resgate submarino. Atualmente, é o Provedor do Estudante da UMa.
O Professor Doutor Carlos Fino é docente da UMa desde a sua fundação, tendo passado por todas as categorias profissionais até chegar a Professor Catedrático, em 2013. Foi pioneiro das experiências de exploração educacional de computadores, e utilização da linguagem Logo e outros tipo de software na sala de aula, na RAM, tendo sido o criador da linha de investigação em Inovação Pedagógica, em 2003, que esteve na origem do Doutoramento e do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Inovação Pedagógica.
Foi também orientador de 14 teses de doutoramento e mais de 40 dissertações de mestrado, já finalizadas, tendo participado em 7 júris de agregação e mais de 50 júris de doutoramento.
Publicou numerosos artigos de circulação nacional e internacional, com arbitragem científica, que tem sido profusamente referenciado. Foi ainda avaliador de projetos de investigação submetidos à FCT e avaliador externo de todos os programas de educação e formação de professores na República da Lituânia. Desempenhou diversos cargos e funções académicas, incluindo a de Presidente da Faculdade de Ciências Sociais.
É de referir ainda a sua atividade literária, com publicações regulares de poesia e crónica, e a sua participação política enquanto deputado da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, com intervenções sobre política da educação.