"Até ao final do dia 29 de junho, foram compradas cerca de 3.200 passagens repartindo-se em cerca de 3.000 passagens na ligação entre o Funchal e Portimão e 200 na ligação entre o Funchal e Canárias", informou a Empresa de Navegação Madeirense (ENM), através do seu administrador, Sérgio Gonçalves.
Estes números equivalem a que "a procura não excede cerca de 15% da taxa de ocupação do navio na ligação entre o Funchal e Portimão" que disponibiliza 1.000 lugares por cada trajeto.
"Do total das 3200 passagens vendidas, cerca de 400 são em camarote, sendo as restantes em cadeira", especificou, e quanto a viaturas são "cerca de 1.000, sendo a larga maioria no percurso entre o Funchal e Portimão e apenas 40 na ligação com Canárias".
O "Volcán de Tijarafe" foi o navio escolhido pelo armador para promover as 12 viagens semanais programadas para este ano, durante o verão, depois da ENM, pertença do grupo Sousa, ter recebido a concessão de serviços públicos de transporte marítimo de passageiros e veículos, através de navio ferry, entre a Madeira e o continente português.
O responsável reconhece que "a procura por estas ligações tem sido de certo modo fraca, estando abaixo das expectativas", realçando que o período de maior procura coincide com as duas primeiras semanas de agosto.
"No entanto, mesmo nesse período, a procura média não excedeu, até ao momento, 200 passageiros por trajeto, o que equivale a 20% da capacidade do navio", afirmou, acreditando que a operação pode vir a aumentar.
Sérgio Gonçalves acrescenta ainda que, "em paralelo, está em marcha o plano de promoção da linha, com diversos anúncios em vários meios, que complementam as iniciativas de outros parceiros no sentido de divulgar e promover as rotas, como sejam a própria Naviera Armas em Canárias ou a Região de Turismo do Algarve".
O valor da adjudicação é de três milhões de euros por ano, durante três anos em indemnizações compensatórias ao operador.
O valor a pagar pelos residentes é de 58 euros, enquanto o transporte de uma viatura custa aos madeirenses 125 euros por trajeto.
Os não residentes na Madeira terão de pagar 170 euros por passagem e 325 por viatura.
Em termos de operação, ela vai acontecer sempre nos mesmos moldes. Aos domingos o navio sai de Tenerife, nas ilhas Canárias, com destino ao Funchal, e às segundas-feiras parte da Madeira com destino a Portimão.
O regresso é feito sempre às terças-feiras do porto continental, chegando um dia depois. O destino final será Las Palmas.
O horário de partida do Funchal será sempre às 10:30 com chegada prevista a Portimão, no dia seguinte, pelas 09:30.
A última viagem acontece no dia 20 de setembro de 2018.
LUSA