O programa para aumentar a eficiência energética da administração central já aprovou 990 milhões de euros de fundos europeus para mais de mil projetos de investimento em Portugal, avaliados em 1,3 milhões de euros, segundo fonte oficial do POSEUR.
Os projetos, integrados no POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, gerido pelo Ministério do Ambiente, dedicam-se nomeadamente à produção de energias renováveis, mobilidade sustentável, adaptação às alterações climáticas ou prevenção de riscos no domínio da proteção do litoral, de incêndios, inundações e outras catástrofes.
Em comunicado hoje divulgado, fonte do POSEUR contabiliza a aprovação de 1.005 operações de investimento, das quais o domínio do Ciclo Urbano da Água absorveu 565 operações aprovadas no valor de 398 milhões de euros de Fundo de Coesão.
A prevenção e gestão de riscos mereceu a aprovação de 234 projetos no valor de 166 milhões de euros de apoio comunitário, com um investimento de 214 milhões de euros para comprar 120 Veículos Operacionais de Proteção e Socorro e dotar, por exemplo, os corpos de bombeiros do Continente e também da Região Autónoma da Madeira de melhores condições para a prossecução das suas missões de combate aos incêndios florestais.
No seu conjunto o POSEUR apresenta uma taxa de compromisso de 44% da totalidade do Fundo de Coesão atribuído a este Programa para todo período 2014-2020.