Foi entregue, esta semana, um documento aprovado pelo Conselho da Comunidade Educativa da Escola Básica e secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco para propor a adesão do Município do Porto Santo à Associação Internacional de Cidades Educadoras.
A proposta foi entregue, esta semana, ao Presidente da Câmara Municipal, pela Presidente Conselho da Comunidade Educativa, Filipa Abreu, em representação daquela escola, assinalando também, deste modo, o 30º Aniversário da Carta e o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 novembro), com o lema “30 anos transformando pessoas e cidades para um mundo melhor”.
Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. No início do ano 2020, o seu número de membros ascendia a mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.
Qualquer cidade disposta a subscrever os princípios da Carta das Cidades Educadoras pode aderir à AICE, desde que submeta a aprovação da adesão por parte do órgão máximo de decisão municipal dos políticos eleitos, que cumpra os princípios da Carta das Cidades Educadoras, participe nos canais de debate, intercâmbio e colaboração da AICE e proceda ao pagamento da quota anual correspondente.
Idalino Vasconcelos irá analisar a proposta e submeter a análise e deliberação pela Câmara Municipal, para adesão do Município do Porto Santo à Associação Internacional de Cidades Educadoras.