Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje, por unanimidade, a abertura do processo para a elaboração do plano de pormenor da praia Formosa, a maior área balnear de acesso gratuito do concelho.
"Tomámos a decisão de ser a própria Câmara Municipal a gerir e a elaborar este plano de pormenor, salvaguardando sempre o interesse público e permitindo também que os [eventuais] promotores possam colaborar", disse Miguel Gouveia, após a reunião do executivo camarário.
A zona da praia Formosa contempla uma vasta faixa marítima e é, atualmente, a maior área balnear de acesso gratuito do município.
Miguel Gouveia explicou que a execução do plano de pormenor decorre no âmbito do Plano Diretor Municipal, sendo que contempla um estudo de impacto ambiental, uma vez que a praia Formosa é uma zona de expansão da cidade e não se encontra ainda edificada.
"Importa salvaguardar a utilização daquele espaço, dando até melhores condições para usufruto coletivo, o que está previsto no plano de pormenor, incluindo as acessibilidades e parques de estacionamento", esclareceu o autarca.
A Câmara Municipal do Funchal é liderada pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!), com seis vereadores, sendo o executivo camarário composto também por quatro vereadores do PSD e um do CDS-PP.