Perante gritos "esta é a juventude do Papa", Francisco entrou no palco da cerimónia de Acolhimento às 17:34, sendo recebido por um ambiente festivo e colorido pelas centenas de milhares de peregrinos presentes, numerosas bandeiras desfraldadas dos mais de 180 países representados nesta JMJ.
Naquele que é o terceiro dia da JMJ, Francisco ouviu a música "Joyful, joyful", interpretada pela cantora Mimi Froes, acompanhada pelo coro e pela orquestra da JMJ, compostos por 210 cantores e 100 músicos de todas as dioceses de Portugal, dirigidos pela maestrina portuguesa Joana Carneiro.
A música foi acompanhada de uma coreografia de jovens em cima do palco.
Antes, e pela primeira vez nesta JMJ, Francisco usou o papamóvel (carro descapotável) num percurso que incluiu a Avenida da Liberdade e para atravessar demoradamente o Parque até ao palco da cerimónia, tendo sido efusivamente saudado pelos peregrinos.
Esta cerimónia, que terá a duração estimada de uma hora e meia, responde ao apelo que o Papa Francisco fez aos jovens do mundo inteiro, para que se juntassem em Lisboa celebrando a fé e demonstrado a existência de uma Igreja una na sua diversidade.
Este Acolhimento é uma cerimónia que tem na sua génese as palavras-chave alegria, encontro e peregrino.