A GESBA, a empresa pública que faz a gestão da banana, está a recorrer à tecnologia para estudar o ciclo de vida das bananeiras. O projeto BASE - Banana Sensig passa pela utilização de sensores e aplicações informáticas. Diana Côrte, diretora de qualidade da GESBA exemplifica dados recolhidos pelos sensores.
Desde a meia-noite, que a Agência Lusa não publica uma única notícia na página oficial, devido à greve que os trabalhadores da empresa estão a realizar.
Os animais domésticos, sejam cães ou gatos, estão associados a menos alergias alimentares em crianças com até três anos, mesmo quando expostas a estes animais antes do nascimento, refere um estudo hoje divulgado.
O chefe do Estado-Maior militar dos EUA, general Mark Milley, avisou hoje que uma guerra entre o país e uma outra potência relevante causaria um consumo de munições “extraordinário” e que o país deveria preparar-se para tal.
Astrónomos detetaram a mediram um dos maiores buracos negros já observados, utilizando uma técnica nova que deve revelar mais sobre os milhares destes gigantes cósmicos que devem ser descobertos nos próximos anos.
O secretário da Saúde, Pedro Ramos, diz que aguarda ainda por uma resposta das câmaras municipais.
Um aviso que deve prolongar-se até ao dia de amanhã, segundo o delegado na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera Vítor Prior.
No ano passado houve mais 930 atendimentos presenciais nos serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira em relação ao ano anterior. Um aumento justificado pelas medidas extraordinárias de apoio à família.
Há mais doentes oncológicos a pedir ajuda à Liga Portuguesa Contra o Cancro, que por outro lado já sente uma diminuição nos donativos são os efeitos da crise. A liga promoveu hoje a marcha «Faz das Tripas Coração».
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Escritórios, Comércio e Serviços acusa algumas empresas de não estarem sequer a pagar o salário mínimo aos funcionários. Ivo Silva foi reeleito para o oitavo mandato à frente do sindicato.
Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da Madeira garantem aderir à greve nacional, marcada para cinco a dez de abril. Na Região são 48 inspetores.
O Engenho Novo da Madeira, no Estreito da Calheta, estima processar cerca de duas mil e quinhentas toneladas de cana-de-açúcar. O diretor-geral do engenho lamenta que haja cada vez menos produção por área cultivada.
A União Europeia reforçou a dotação do programa Interreg Madeira, Açores e Canárias, que passa de 12 para 15 milhões de euros. Para este novo quadro, vão ser ainda estabelecidas novas parcerias com quatro novos países africanos.
A pouco dias do mês de abril, as temperaturas no Funchal rondaram hoje os 25 graus.
Um valor que será suportado quase na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto deve ir para o terreno no início do próximo ano.
Segundo informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no 2.º semestre de 2022 (últimos 12 meses), o valor mediano das rendas dos 1 353 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares, celebrados na Região, foi de 7,35 €/m2, o valor mais elevado da série existente (com início no 2.º semestre de 2017). Relativamente ao semestre precedente, observou-se um acréscimo de novos contratos, de +6,0%, e de +7,9% no valor mediano das respetivas rendas. Comparativamente ao 2.º semestre de 2021, observaram-se, pela mesma ordem, variações de +10,8% e de +16,1%.
O Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da RAM quer pedir a intervenção do Primeiro-Ministro ou do presidente da República, na atualização do contrato coletivo de trabalho dos empregados de escritório e comércio. O dirigente sindical lamenta que o Governo Regional não cumpra o seu dever de intervir, na sequência da falta de acordo entre a associação patronal e o sindicato.
O Papa Francisco deu entrada hoje num hospital de Roma e cancelou as audiências para os próximos dois dias, para realizar exames previamente agendados, informou o Vaticano.
A autarquia de Câmara de Lobos vai pedir ajuda ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para alojar os moradores da Fajã das Galinhas. O presidente da Câmara, Pedro Coelho, diz que o objetivo passa por dar mais segurança a cerca de 180 moradores.