O projeto de economia circular junta oito municípios do país. O plano deve ser apresentado até ao fim do ano, para estar em marcha no decorrer de 2024.
O retábulo da capela do altar-mor da Sé do Funchal vai passar a ser visitável e terá iluminação dedicada mediante uma contribuição financeira. Uma novidade descrita por Marcos Gonçalves, porta-voz da Diocese do Funchal e pároco da Sé.
O secretário de Estado das comunidades continua a visita à Namíbia. No setor das pescas, Paulo Cafôfo visitou a empresa do madeirense Ivo Gouveia, que o secretário de estado destaca como um exemplo do peso dos portugueses na pesca naquele país.
A ministra da Defesa vai ser ouvida hoje no parlamento sobre a polémica com 13 militares da Marinha, que em março se recusaram a embarcar numa missão no navio ‘Mondego’, e sobre o alegado atraso na criação da escola de ciberdefesa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, jantou ontem com a seleção portuguesa, no dia do arranque da preparação para o duelo com a Bósnia-Herzegovina, de qualificação para o Euro2024, divulgou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.
Portugal continua a ser «um dos mercados onde menos se paga» por notícias online, com quase 11% a fazê-lo, contra uma média global de 17%, de acordo com o relatório do Digital News Report 2023 hoje divulgado.
A agência de notícias Lusa surge, pela primeira vez, no relatório Digital News Report 2023, tendo a "confiança de 73,4%", continuando a RTP a liderar o 'ranking', de acordo com o estudo hoje divulgado.
A rede social chinesa TikTok está a ganhar terreno entre as audiências mais jovens, à medida que o Facebook perde influência, revela o relatório Reuters Digital News Report 2023 (Reuters DNR 2023) hoje divulgado.
A Bielorrússia usará as armas nucleares colocadas pela Rússia no país se for atacada, advertiu hoje o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Os ataques russos contra a cidade industrial de Kryvyï Rig, no centro da Ucrânia, mataram pelo menos 11 pessoas antes do amanhecer de hoje, numa altura em que a Rússia prossegue a sua tática de bombardeamentos noturnos no país.
Parte amanhã para o Canadá uma força operacional conjunta, composta por 140 operacionais, para combater os incêndios florestais, que assolam o país. Entre eles há cinco elementos da Madeira, da corporação de Bombeiros Voluntários Madeirenses.
Miguel Albuquerque vai aproveitar a visita do ministro João Galamba à Região para acertar assuntos pendentes, como o projeto do terminal do Porto Santo e o cabo submarino. A visita do ministro das Infraestruturas acontece a 24 de junho.
A autarquia de Câmara de Lobos vai construir casas novas para as 37 famílias que atualmente residem na Fajã das Galinhas, uma zona de risco, sujeita a derrocadas. Será um investimento integrado na estratégia municipal de habitação e deve arrancar em breve. O objetivo é o acesso à Fajã das Galinhas ser apenas para os terrenos agrícolas.
Vinte e uma pessoas que ficaram sem casa na sequência da depressão «Óscar» já foram realojadas. A câmara do Funchal atribui sete fogos e deu início aos restantes processos de arrendamento da responsabilidade da Sociohabita. Há também 31 pessoas, de 13 famílias, que serão realojadas ao abrigo da Investimentos Habitacionais da Madeira.
Centenas de fiéis participam na procissão de Santo António, no Funchal.
No dia 24 de junho vai ser apresentado o projeto de ampliação do terminal do aeroporto do Porto Santo. A apresentação, segundo revelou o presidente do Governo Regional, vai decorrer na ilha dourada e vai contar com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba. Miguel Albuquerque vai aproveitar para abordar também a questão dos cabos submarinos.
O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza tem 30 mil plantas endémicas para ceder à população que as pretenda plantar. Cada pessoa pode receber até cinco plantas, entre maçarocos, loureiros ou vinháticos. As plantas fazem parte dos viveiros florestais do instituto, localizados em Água de Pena, Pico das Pedras, Santo da Serra, Santa do Porto Moniz e Porto Santo. Os interessados devem inscrever-se através do email info.ifcn@madeira.gov.pt até 14 de junho.
O Parlamento Europeu aprovou um relatório sobre as regiões ultraperiféricas, no qual afirma que a comissão europeia deve ter em conta as especificidades dos territórios geograficamente mais distantes. O documento foi aprovado com 589 votos a favor e é da autoria do eurodeputado português Álvaro Amaro. Os parlamentares defendem planos de ação específicos e recursos financeiros adequados e suficientes.
A partir do próximo ano, o passe da Horários do Funchal vai estar disponível na nova aplicação móvel «Girobus». Alejandro Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da empresa, afirma que vai ficar facilitada a utilização dos transportes públicos. A aplicação está disponível para instalação gratuita, em dispositivos móveis e substitui a antiga «HF Bus».