O Conselho do Governo Regional decidiu hoje conceder cerca de 520 mil euros à Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), destinados à reabilitação de seis imóveis para resolver a situação de desalojados na sequência da passagem da depressão Óscar.
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje Rei Carlos III do Reino Unido, em Londres, com o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, anunciou a Presidência.
Os militares que se recusaram a embarcar no navio Mondego foram hoje acusados pela Marinha de «desobediência a uma ordem», anunciaram os advogados de defesa, indicando que as sanções previstas não foram reveladas, mas podem incluir pena de prisão.
A tendência de descida é assumida pelo presidente da Empresa de Eletricidade da Madeira e explicada com a redução dos custos da produção de energia.
Em 31 de dezembro de 2022, a população residente da Região Autónoma da Madeira (RAM) foi estimada em 253 259 pessoas (119 062 homens e 134 197 mulheres). A Região manteve, pelo quarto ano consecutivo, a tendência de crescimento populacional, com mais 566 pessoas face a 2021 (252 693 pessoas, 118 555 homens e 134 138 mulheres).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, deteve, fora de flagrante delito, um homem de 30 anos de idade, suspeito da prática do crime de homicídio qualificado, na forma tentada, de que foi vítima um indivíduo, de 34 anos de idade.
Regressou hoje ao tribunal o julgamento do caso da queda da árvore do Monte, em 2017, que vitimou mortalmente 13 pessoas. O julgamento foi adiado por quatro vezes, devido à greve dos funcionários judiciais.
A diferença salarial entre jovens com o ensino superior e com o ensino secundário atingiu «mínimos históricos», passando de 50% em 2011 para 27% em 2022, concluiu um relatório da Fundação José Neves (FJN) hoje divulgado.
Na sequência do temporal da última semana, a Câmara do Funchal vai notificar 35 proprietários para recuperarem os muros que caíram. Os pedidos para reparações na plataforma eletrónica da autarquia triplicaram depois da passagem da depressão Óscar.
O número de pessoas com deficiência que praticam desporto federado em Portugal ainda é muito reduzido e, muitas vezes, é em casa, na própria família, que surgem os entraves. Para contrariar estes obstáculos, o Comité Paralímpico de Portugal está a desenvolver o programa educacional «I'm Possible», que pretende utilizar o desporto como ferramenta de inclusão.
A Madeira é autossuficiente em colheitas de sangue, graças aos cerca de três mil dadores, a média dos últimos cinco anos. Os mais regulares foram homenageados pelo Serviço de Saúde da Região, no Dia Mundial do Dador de Sangue.
Uma empresa da área da informação digital vai pagar o valor da propina aos estudantes da licenciatura de Comunicação, Cultura e Organizações, da Universidade da Madeira, que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares do curso e a melhor média. Uma bolsa de mérito que tem como objetivo aproximar os alunos ao mercado de trabalho e fixá-los na Região.
Os municípios da Região rejeitaram a comparticipação proposta pelo Governo no novo modelo de financiamento dos Bombeiros. O executivo propôs 60 %. As autarquias não aceitam menos de 70%.
O Presidente do Governo Regional garante o realojamento de todas as famílias afetadas pela depressão «Óscar» na Madeira. Miguel Albuquerque visitou esta manhã, o projeto de robótica desenvolvido pelos alunos do Colégio de Santa Teresinha, no Funchal.
O curso de Comunicação, Cultura e Organizações tem agora uma bolsa de mérito para atribuir ao melhor aluno, no valor de uma propina. Foi celebrado uma adenda ao protocolo de colaboração entre a Universidade da Madeira e a empresa Press Power.
Dos 3000 dadores de sangue nos últimos 5 anos, 11% foram estreantes. Foram homenageados 303 dadores, com diplomas para as 10, 20, 40, 60 e 100 dádivas.
O presidente do Governo Regional garante que todas as pessoas que ficaram desalojadas na semana passada, devido à forte chuva, não vão ficar sem casa. Algumas moradias vão ser reconstruídas, enquanto noutros casos vai ser definida outra alternativa.
A ministra da Defesa realçou que os militares da Marinha que se recusaram a entrar no Navio Mondego, em março, tiveram uma atitude que não é tolerável. Ouvida na comissão parlamentar de defesa, na Assembleia da República, Helena Carreiras afirmou que há ordens que não são negociáveis. Os 13 militares, que rejeitaram uma missão de acompanhamento de um navio russo, alegando falta de condições de segurança, foram notificados para se apresentarem, amanhã, na direção jurídica da Marinha, para conhecerem as acusações nos processos disciplinares.
Portugal foi o segundo país europeu mais afetado pelos fogos florestais em 2022, com 153 incêndios a queimarem uma área de 949 quilómetros quadrados (km2), segundo um relatório hoje divulgado pela Agência Europeia do Ambiente.
A Madeira conta com cerca de três mil dadores de sangue, mas não significa que não sejam necessários sempre de mais dadores. Esta é a posição de José Marques, da Associação de Dadores de Sangue, que garante que a Região é autossuficiente em sangue. As colheitas de sangue são superiores às cinco mil dádivas. Hoje é o Dia Mundial dos Dadores de Sangue.