Este ano, participam grupos da Chéquia, Eslováquia, Sérvia e Lituânia.
O maior fluxo de emigração deu-se nos finais do século dezanove quando trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Estima-se que por essa altura chegaram a estar cerca de 20 mil madeirenses no arquipélago.
As equipas de resgate já percorreram 32% da área afectada. As buscas podem entretanto ser suspensas por causa do mau tempo previsto para o fim-de-semana.
O Governo aprovou uma linha de financiamento de 15 milhões de euros para respostas de atendimento, acolhimento e integração de vítimas de violência doméstica e de tráfico de seres humanos, e abre as candidaturas na quinta-feira.
Três listas vão concorrer às eleições para os órgãos sociais nacionais e regionais da Ordem dos Arquitetos (OA) para o mandato 2023-2026, marcadas para 21 de setembro, de acordo com aquela entidade.
O Governo alemão deu hoje um passo no sentido da legalização controlada da canábis para fins recreativos com a aprovação de um projeto de lei que visa descriminalizar a posse e o consumo.
Oficiais de operações de voo e técnicos de manutenção de aeronaves da SATA Air Açores vão estar em greve entre 29 e 31 de agosto, por impossibilidade de acordo com a empresa sobre a carreira, anunciou fonte sindical.
A Casa do Povo de São Roque do Faial realiza amanhã uma sessão de sensibilização e de recolha de lixo, na Levada dos Balcões, no Ribeiro Frio. Heliodoro Dória, presidente da casa do povo, lembra que esta atividade começou há 15 anos e garante que o lixo encontrado tem sido menor. A iniciativa realiza-se amanhã a partir das duas e meia da tarde.
Chegou há pouco à Madeira o bispo da diocese de Mananjary, em Madagáscar, o madeirense Alfredo Caires. Neste regresso às origens será feita uma campanha de angariação de fundos para ajudar a população que tem sofrido com passagem de ciclones, o último dos quais aconteceu em fevereiro deste ano.
O presidente da autarquia diz que as ocorrências são pontuais e sem gravidade. Nuno Baptista lembra que os atos de vandalismo são consequência do grande número de turistas que visitam o Porto Santo no verão. Nuno Baptista recorda também que houve um reforço de policiamento para esta altura do ano e diz que as entidades estão em constante vigilância para evitar atos de vandalismo como os ocorridos no ano passado.
No 2.º trimestre deste ano existiam 20 934 postos de trabalho na Administração Regional da Madeira (ARM) a 30 de junho de 2023. Em relação ao trimestre anterior, a variação foi de -50 postos (-0,2%), verificando-se em termos homólogos um aumento de 255 postos (+1,2%). Comparativamente ao final de 2011 houve uma diminuição de 419 postos (-2,0%).
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) gerou «quase 20 mil notícias numa semana» em Portugal, com mais de 532 horas nas televisões de sinal aberto e cabo, de acordo com dados do Clipping Mediamonitor da Marktest hoje divulgado.
Portugal foi um dos 21 Estados-membros da União Europeia (UE) que reduziu emissões poluentes no primeiro trimestre de 2023, embora menos que os restantes, enquanto conseguiu aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), divulgou hoje o Eurostat.
O atendimento nas urgências do Serviço de Saúde da Madeira já está a ser feito com apoio de sistemas informáticos, mas há vários serviços que ainda têm de recorrer apenas ao papel. O ponto de situação foi feito esta manhã na rádio pelo Diretor Clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega.
Duncan Bragg nasceu na Madeira há 28 anos, é filho de mãe madeirense e pai escocês. Trabalha há dez anos na Ryanair e é responsável por 400 funcionários na base da companhia, em Madrid. É a história de hoje da rubrica «Madeirenses como Nós».
Chama-se Centro de Inclusão Social da Madeira e é o único espaço no país dedicado às pessoas com deficiência, disponibilizado por uma entidade pública, neste caso do Governo Regional. A missão do Centro passa por desenvolver várias atividades, terapias e projetos que pretendem integrar estas pessoas no mercados de trabalho. Tudo isto num local que congrega três valências: um centro de apoio à deficiência profunda, Lar Residencial e Centro de atividades e capacitação para a inclusão.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, identificou e deteve, em flagrante delito, uma mulher com 35 anos de idade, por fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Hotéis a 100%, restaurantes cheios e o navio Lobo Marinho com uma ocupação que se aproxima de 2019. Os responsáveis pelo setor do Turismo estão satisfeitos com a afluência que tem sido sentida no Porto Santo. Contudo, o verão de casa cheia, contraria a calmaria do inverno, altura que é necessária mais promoção.