O presidente do Governo Regional espera que a Região tenha mais competências nessa área no futuro.
O documento final para a criação do Estatuto do Bombeiro Profissional só vai ser apresentado depois próximas das eleições. Oito milhões, entre 2024 e 2028, são os valores em causa que vão permitir aumentar o número de bombeiros e também as condições salariais. Esta manhã, foram assinados contratos programa com as corporações vencedoras do Orçamento Participativo de 2021: Calheta, Santana e também as corporações de São Vicente e Porto Moniz e da Ribeira Brava e Ponta do Sol. Vão receber 360 mil euros.
Todos os manuais digitais para os alunos do 5º e do 10 ano de escolaridade vão ser entregues até amanhã. Uma garantia do secretário da educação Jorge Carvalho, no dia que marcou o arranque das aulas para cerca de 17 mil anos do Primeiro Ciclo e do Pré-Escolar.
O Ministério da Justiça lançou um concurso de 5,4 milhões de euros para a renovação de salas de audiência e a criação de espaços de acolhimento e audição de crianças nos tribunais.
Já se encontram em funcionamento os 1100 computadores adquiridos pelo Serviço Regional de Saúde, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. Filipa Freitas, vice-presidente do SESARAM, garante que vão ser comprados mais equipamentos informáticos
Para este regresso às aulas, a Direção Regional de Saúde deixa algumas recomendações, quer para alunos, quer também para os pais. Hábitos saudáveis, boa alimentação e equilíbrio social e mental são alguns dos apelos.
O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, admitiu hoje que Portugal tem de reforçar as suas políticas para fazer face a situações de grande vulnerabilidade económica, social e de pobreza entre luso-venezuelanos na Venezuela.
O secretário-geral das Nações Unidas pediu hoje uma estratégia unificada para lidar com a situação no Myanmar, saudando os esforços da ASEAN nesta matéria e apelando às autoridades daquele país para restabelecerem a ordem democrática.
O novo modelo de aprendizagem está adaptado ao ensino português. A ideia é apostar num ensino mais personalizado e prático.
O aumento dos preços, a velocidade da internet e a quebra do serviço são as três principais reclamações dos serviços de telecomunicações que a ANACOM recebe na Madeira. Quanto aos correios, a não entrega da correspondência é a principal queixa dos consumidores.
O Governo Regional está a investigar a origem da doença que está a afetar o coelho bravo, no Porto Santo. Miguel Albuquerque afirma que a prioridade é combater a morte desta espécie.
Os dados constam do Barómetro Europeu sobre Pobreza e Precariedade, que refere mesmo que a situação dos trabalhadores «é muito preocupante».
Os novos computadores com os manuais digitais que vão ser usados para o décimo ano ainda não chegaram às escolas. A menos de uma semana do arranque das aulas, os professores temem que o atraso possa ter implicações no começo do ano letivo. Este foi um dos assuntos em destaque no programa «Tema da Semana», para ver, esta noite, aqui na RTP Madeira.
A violência doméstica contribuiu para a subida dos números. Na comemoração dos 145 anos da PSP na Madeira, o comandante apelou à sociedade para que reflita sobre o consumo de álcool.
Na véspera o início do ano letivo, os sindicatos dizem estar preocupados com a falta de professores. Consideram que a carreira deixou de ser atrativa e, por isso, são cada vez menos os jovens interessados na profissão. No ano letivo passado, 88 professores foram para a reforma.
A intervenção, no valor de 20 milhões de euros, contempla obras na estrada entre o Pico do Areeiro e o Ribeiro Frio. Neste momento decorrem obras na estrada entre a Estrela e o Arco da Calheta.
São menos 11 por cento, em relação ao primeiro semestre do ano passado. A instituição celebrou 11 anos de presença na Madeira com a inauguração de um trabalho do artista Zeca Diogo.
A ex-presidente executiva da TAP, Christine Ourmières Widener, já deu entrada com o processo cível contra a empresa e exige cerca de 5,9 milhões de euros, segundo o portal Citius.
A cada 100 condutores fiscalizados pela PSP, 10 a 11 apresentam uma taxa de álcool superior à permitida. No ano passado, foram detidos 1.048 condutores, enquanto até agosto deste ano foram apanhados com álcool 650 condutores. Os números levam o comandante do Comando Regional da PSP a apelar a uma reflexão sobre o tema na Região.