Mais de mil médicos assinaram a carta hoje enviada ao ministro da Saúde a avisar da indisponibilidade para trabalhar mais do que as 150 horas anuais obrigatórias se não terminar o impasse negocial com a classe.
A poucos dias do regresso às aulas, o Sindicato dos Professores da Madeira, a estrutura mais representativa dos docentes, está preocupado com as dificuldades na substituição de professores ao longo do ano. O sindicato reconhece que os professores necessários para o início do ano letivo estão contratados, mas o coordenador Francisco Oliveira teme o que se irá passar ao longo do ano. Além de uma aposta clara na promoção de cursos via ensino, Francisco Oliveira defende que os cerca de 300 professores que ainda são contratados sejam vinculados ao quadro.
Miguel Rodrigues vive há 18 anos em Londres, no Reino Unido. Saiu da Madeira à procura de oportunidades. Começou do zero e foi trabalhar num ramo que sempre gostou mas no qual não tinha experiência, a mecânica automóvel. Hoje é gerente de uma oficina. É a história de hoje da Rubrica «Madeirenses como Nós».
Segundo a informação disponibilizada pela Direção Regional de Estradas (DRE), no 1.º semestre de 2023, a contagem de tráfego rodoviário aumentou 10,3% na Via Rápida e 14,0% nas Vias Expresso, face ao mesmo período de 2022.
Menos impostos, apoios à agricultura e bolsas para os estudantes. Os madeirenses ouvidos pela Antena 1, sabem o que esperam do próximo Governo Regional, que sair das eleições de 24 de setembro.
Nove reclusos do Estabelecimento Prisional do Funchal vão ser libertados hoje, ao abrigo da Lei da Amnistia, aprovada a propósito da passagem do Papa por Portugal. São jovens que praticaram alguns tipos de crime quando tinham entre 16 e 30 anos, que ganham uma redução de um ano nas penas. Filipe Câmara adianta ainda à RTP que nem todos os crimes foram perdoados. Esta amnistia aplica-se a situações como furto, ou condução sem carta.
A Polícia Judiciária (PJ) juntamente com autoridades de outros países desmantelaram uma rede internacional que se dedicava ao envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa, no âmbito de uma operação que durava desde 2022.
Quase 100 casos de Mpox foram detetados em Portugal desde junho, resultantes do segundo surto desta doença contagiosa que se mantém ativo, com uma média de cinco novos casos reportados por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Comissão Europeia aprovou hoje uma vacina adaptada à subvariante XBB.1.5 do vírus Ómicron da covid-19, falando num «marco importante» na luta contra a doença, a tempo das campanhas de vacinação pelos Estados-membros no outono e inverno.
A amnistia para jovens aprovada por ocasião da visita do Papa Francisco a Portugal entra hoje em vigor, envolvida em polémica devido a instruções da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) aos tribunais.
Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais este mês, ma existe uma exceção para os estabelecimentos com menos de 350 aves ou de criação de reprodutoras.
Salvina Moreira, natural de Machico, celebra hoje 104 anos. A família e a comunidade preparam-lhe uma festa para assinalar mais um ano de vida.
Foi inaugurado um mural na praia do Caniçal, de homenagem aos jovens do município de Machico. É uma das atividades desenvolvidas no âmbito da Semana da Juventude de Machico.
Os turistas ignoram o perigo da queda de pedras na Cascata dos Anjos. O local é cada vez mais procurado para tirar fotografias.
Arrancou hoje a Festa do Vinho Madeira na Praça do Povo, no Funchal. O evento conta com a participação de 11 produtores, que estão com boas expetativas para o evento
Em vésperas do ano letivo, há uma grande afluência aos passes de estudante. Em agosto e setembro, a Horários do Funchal estima que cerca de 40 mil pessoas passem pelas lojas espalhadas pela cidade.
O abate também é justificado com os estragos causado por esta espécie nos terrenos agrícolas. A população de pombo torcaz está estimada em 12.000 aves.
O SESARAM acaba de informar que o acesso ao Processo Social do Utente está restabelecido, depois do ataque informático.
O Brasil desflorestou nos últimos 38 anos cerca de 96 milhões de hectares de vegetação nativa, uma área equivalente a 2,5 vezes o tamanho da Alemanha, a maior parte na Amazónia, informou hoje a plataforma MapBiomas.