Há uma pessoa identificada pela Polícia Judiciária e PSP por causar o fogo. Meios terrestres e helicóptero estão no combate às chamas.
O incêndio na Maloeira está cada vez mais próximo de habitações. Já há pessoas a serem retiradas de casas por uma questão de segurança.
O secretário regional da Saúde Proteção Civil revela que já existem suspeitos pela deflagração dos incêndios na Calheta que começaram durante a noite.
O incêndio que lavra na Fajã da Ovelha já levou à evacuação da escola. As chamas estão muito próximas das casas.
O incêndio continua a lavrar na Fajã da Ovelha, junto ao Centro de Saúde. A antiga fábrica de manteiga já foi consumida pelas chamas e neste momento há várias ameaçadas. A combater o incêndio estão cerca de 30 operacionais e mais de uma dezena de veículos.
As chamas ganham grandes proporções naquela zona da Calheta e ameaçam cada vez mais a populações locais. O incêndio está descontrolado e está a ser combatido por três operacionais e um carro.
O consumo de amêndoas pode ajudar a controlar o peso, além de beneficiar a saúde cardiovascular em adultos, concluíram dois novos estudos financiados pelo Almond Board of California, uma organização dedicada a promover as amêndoas californianas.
Ao que tudo indica poderá ter sido um incêndio causado por mão humana.
Uma turista alemã, no Porto Santo, e um pescador lúdico, na praia do Seixal. As equipas de salvamento realizaram 96 intervenções.
Em Santana, por exemplo, o calor está a secar a produção de feijão, semilha e batata doce. Os agricultores têm que regar com mais frequência mas alguns dizem que há pouca água.
A Polícia Florestal tem recolhido provas de haver mão criminosa nos incêndios dos últimos dias nos concelhos da Ribeira Brava e da Calheta. Este ano, no inicio do verão, foi detido um incendiário em flagrante delito.
Um incêndio na zona dos Prazeres, Calheta, está a colocar em risco várias habitações da freguesia como relatou Carlos Teles, presidente da Câmara, à jornalista Sandra Azevedo.
Alguns populares estão neste momento a tentar de tudo para proteger as habitações.
Cerca de 120 hóspedes estão a ser transferidos para o pavilhão dos Prazeres.
Neste momento o incêndio encontra-se muito perto do hotel e de algumas residências.
Quatro militares da Marinha portuguesa integram até dezembro uma força de elevada prontidão da NATO, que pode ser empenhada "onde e quando for decidido" pela Aliança, assegurando “valências de inativação de engenhos explosivos em ambiente submarino”.
Há um novo incêndio na Calheta, desta feita nos Prazeres. Há casas que estão a ser ameaçadas e o hotel também está relativamente perto. Como confirmou Carlos Teles, presidente da Câmara da Calheta, em direto na Antena 1.
O presidente da associação que representa os pastores da Madeira diz que muitos dos incêndios que têm deflagrado nos últimos dias podiam ter sido evitados se houve gado nas serras. O gado ovino e caprino foi proibido há 20 anos na Região, mas José Manuel Gomes não tem dúvidas dos benefícios de um eventual regresso e garante que o cenário atual nas serras é muito complicado. O presidente da Associação Agroecologica e Silvo-Pastoril dá exemplo do incêndio ainda ativo na Calheta.
A presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista alerta para a necessidade de atualizar a Lei de Imprensa e o Estatuto do Jornalista para proteger a classe. Licínia Girão descreve algumas das alterações necessárias a uma legislação que se mantém igual desde 2009.