A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou hoje um projeto em cerca de 300 escolas do ensino básico, para aumentar as horas de atividade física das crianças, dando formação a professores e kits com material desportivo.
Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, nos Açores, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Portugal contou no ano letivo anterior com o maior número de sempre de alunos inscritos no ensino superior, anunciou hoje o Governo, que registou também um máximo histórico de estudantes estrangeiros no sistema.
O ministro João Cravinho está hoje em Kiev, para participar na reunião inédita dos responsáveis pelos negócios estrangeiros dos países da União Europeia, dado que a Ucrânia não faz do bloco comunitário.
O Tribunal Arbitral condenou o Estado a pagar 23,6 milhões de euros aos CTT e juros de mora em compensações pelo impacto da pandemia covid-19 e pela prorrogação unilateral do contrato de concessão em 2021.
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído a Katalin Karikó e a Drew Weissman por descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas mRNA eficazes contra a covid-19, anunciou hoje a academia.
Começa hoje a vacinação sazonal da gripe e da Covid-19 nos vários Centros de Saúde, para todos os grupos prioritários, incluindo pessoas com 55 e mais anos e com doenças crónicas. A vacinação é gratuita e ocorre com e sem agendamento. Este ano, o Governo Regional adquiriu 52 mil vacinas da gripe e igual quantidade de vacinas da Covid.
João Costa Nóbrega, autor da Galeria Lourdes, é o vencedor do Prémio de Arquitetura Madeira e Porto Santo 2023, promovido pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos.
Há 23 anos que o militares madeirenses do Regimento de Guarnição Número 3 têm integrado forças nacionais destacadas. Já passaram pela Bósnia, Kosovo, Iraque, Afeganistão e Timor. Atualmente há militares na Roménia e em Moçambique. No dia em que o RG3 faz 30 anos, damos voz aos militares, num trabalho dos jornalistas Filipe Alexandre Gonçalves e Carlos Barbosa.
Equipar os túneis da Madeira com sistemas de comunicação de emergência custa 50 mil euros por quilómetro. O tema esteve em debate numa conferência da Ordem dos Engenheiros da Madeira.
A equiparação das novas drogas sintéticas às drogas clássicas, como a cocaína e a heroína, é consensual mas a nova distinção entre tráfico e consumo divide opiniões.
Na Madeira já há coelhos bravos com mixomatose, uma doença que só estava identificada no Porto Santo. Os caçadores identificaram coelhos doentes no Paul da Serra. A época de caça abriu hoje com limitações. No Porto Santo é proibido caçar coelhos precisamente por causa da doença.
Os incêndios florestais na Amazónia brasileira aumentaram 52,3% no último mês, como consequência da forte seca na maior floresta tropical do mundo, o que ameaça ser histórico, informaram hoje fontes oficiais.
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo considerado terrorista pela Turquia e pelo Ocidente, assumiu hoje a responsabilidade por um ataque suicida em Ancara.
O número de mortos no incêndio que ocorreu numa zona de discotecas em Atalaia, Múrcia, subiu para 13, e as autoridades estimam que o número de vítimas possa aumentar à medida que continuam a procurar nos escombros.
A Rússia iniciou hoje a segunda convocatória para o serviço militar obrigatório, na qual pretende recrutar 130 mil cidadãos entre os 18 e 27 anos e que inclui as regiões ucranianas anexadas de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk.
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou o atentado ocorrido hoje próximo do Ministério do Interior na Turquia, e sublinhou o apoio da Aliança a Ancara na luta contra o terrorismo.
A Ordem dos Médicos pediu hoje uma reunião urgente ao ministro da Saúde para encontrar soluções imediatas que coloquem fim ao que classifica de «grave situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS)» atravessa.
Thor Pedersen é o primeiro homem a visitar os 203 países do mundo sem usar meios de transporte aéreos e hoje aconselhou os jovens que queiram viajar a acreditar nas pessoas, na própria intuição e «sorrir muito».
Hoje abre a época de caça. Cerca de mil caçadores levantaram a licença no Instituto de Florestas para este ano. A portaria que regula a época venatória autoriza o abate na Madeira das espécies pombo da rocha, perdiz vermelha, galinhola, narceja comum e coelho bravo. A caça pode ir até meados de novembro ou dezembro consoante as espécies. Um dos pontos de concentração de caçadores é hoje o Paul da Serra. No Porto Santo é permitido o abate do pombo da rocha até 31 de dezembro e da perdiz vermelha até 8 de outubro.