Um grupo de jovens ativistas do movimento Climáximo bloqueou hoje temporariamente o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, junto aos escritórios da Galp, num protesto contra o uso de combustíveis fósseis.
As queixas contra a atuação das polícias quase duplicaram nos últimos seis anos, passando de 772 em 2017 para 1.436 no ano passado, revelam dados da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
O Papa Francisco sugeriu que poderia haver formas de abençoar as uniões entre pessoas do mesmo sexo, respondendo a cinco cardeais conservadores que o desafiaram a afirmar os ensinamentos da Igreja sobre a homossexualidade antes de uma grande reunião em que os católicos LGBTQ+ estão na ordem do dia.
Representa uma percentagem de 90 por cento dos candidatos.
O presidente da Águas e Resíduos da Madeira reconhece que é impossível pensar que as perdas de água das redes municipais vão deixar de existir. Amílcar Gonçalves foi um dos convidados do encontro sobre utilização sustentável da água, que contou com alguns exemplos de bom uso dos recursos hídricos.
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo sobre a contratação de médicos estrangeiros «atendendo à absoluta prioridade» de assegurar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas manifesta dúvidas, divulgou hoje a Presidência.
O nível de vida em Portugal poderá continuar a cair face à média da União Europeia (UE) e já estará abaixo da Roménia, pressionado pelo peso da fiscalidade, segundo um estudo da Faculdade de Economia do Porto (FEP).
Dezoito idosos participaram hoje, em Santa Cruz, num desfile, vestidos com materiais reciclados. O evento volta a acontecer nas comemorações do dia mundial do idoso, depois de uma pausa forçada pela pandemia.
O ano anterior registou uma precipitação 28% abaixo da média. Susana Prada, secretária regional do Ambiente, diz que é necessária uma ação prioritária e responsável, tendo em conta as alterações climáticas, o aumento da população e o aumento do turismo.
Dezasseis pessoas morreram nas praias portuguesas desde o início da época balnear, em 1 de maio, até 30 de setembro, segundo um balanço divulgado hoje pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Outubro é o mês «rosa», de sensibilização para esta problemática.
Começou hoje a ser administrada, nos centros de saúde da Madeira, a vacina da gripe. Os utentes com mais 55 anos de idade, também podem fazer, em simultâneo, a vacina contra a covid-19.
A Cosmos contesta o acordo de incidência parlamentar assinado entre o PSD Madeira e o partido Pessoas Animais e Natureza. O presidente da associação de defesa do ambiente, Dionísio Andrade, critica a aliança por considerar que o PAN não salvaguardou várias questões ambientais importantes.
Mais de cinco mil professores apresentaram baixa médica desde que as aulas começaram, há três semanas, segundo dados avançados hoje pelo ministério da Educação.
As escolas do ensino básico e secundário têm 1.262 professores a dar aulas sem serem profissionalizados, segundo dados do Ministério da Educação, que hoje iniciou um processo negocial para rever o regime jurídico de habilitação profissional dos docentes.
Os futuros professores vão voltar a ter estágios remunerados, que podem chegar aos 1.600 euros mensais brutos, segundo uma proposta do Ministério da Educação, que deverá entrar em vigor no próximo ano letivo.
Os dias vão continuar muito quentes. Depois de amanhã e na quinta-feira estão previstas temperaturas superiores a 30 graus. Até quarta-feira estão em vigor dois avisos do IPMA: um laranja devido ao calor intenso, na costa sul, e outro amarelo por causa das temperaturas elevadas no resto da Madeira e no Porto Santo.
Por ano são diagnosticados na Região cerca de 1000 casos de cancro, entre os quais o da mama. Durante todo o mês, o núcleo regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro convida as instituições e a população a se juntarem ao «Outubro Rosa», da campanha internacional de prevenção.
Entre 8 a 10 mil pessoas com mais de 55 anos, dos grupos de risco, devem ser vacinadas esta semana. A rádio testemunhou que os doentes procuram sobretudo a vacina da gripe, enquanto a da covid motiva apreensão.