Uma agência das Nações Unidas alertou hoje para o facto de mais de 1,4 milhões de crianças terem sido afetadas pelo encerramento das escolas na Faixa de Gaza, medida imposta após o início das hostilidades com Israel.
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública anunciou hoje uma greve nacional de trabalhadores no dia 27 de outubro, reiterando que a proposta do Governo de aumentos de 52 euros é «miserabilista».
Vários professores universitários, da Madeira e do continente, criaram um documento a que chamam manifesto de Óbidos. Um dos objetivos é fazer do português uma língua de cultura e de ciência, não só o contexto a lusofonia mas também no mundo.
A formalização decorreu em Espanha, nas Astúrias, onde funciona a sede da organização. A Madeira conseguiu também 8 medalhas no concurso internacional de sidras: 5 de prata e 3 de bronze. A bebida regional tem sido sucessivamente distinguida.
A Escola Secundária Francisco Franco celebra o aniversário da fundação. No «dia da escola» são homenageados professores e funcionários e distinguidos os melhores alunos. O estabelecimento de ensino tem atualmente 2250 alunos.
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído hoje à norte-americana Claudia Goldin da Harvard University «por ter contribuído para a compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho», foi hoje anunciado.
O ministro israelita da Defesa, Yoav Gallant, anunciou hoje a imposição de um "cerco total" à Faixa de Gaza, no terceiro dia da ofensiva lançada contra Israel a partir do território palestiniano pelo movimento Hamas.
Meia centena de escolas estão hoje encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes, segundo um primeiro balanço do Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (Sinape), que fala numa adesão de 65% dos trabalhadores.
O navio Lobo Marinho fez esta tarde uma viagem extra do Porto Santo para a Madeira devido à afluência de madeirenses e turistas à ilha do Porto Santo.
Este domingo, também muitos madeirenses regressaram à ilha após uns dias de mini-férias fora da Região.
Vários saíram à rua em Machico numa manifestação de fé.
Há praticamente uma semana que a Madeira está com aviso laranja para tempo quente. As temperaturas chegaram aos 35 graus nesta época de outono. Hoje o termómetro subiu aos 33. Os madeirenses dizem estar atentos às condições e garantem tomar as devidas precauções. Ainda assim, não dispensam uma ida à praia em dias em que a temperatura passa dos 30 graus.
Só este ano já foram internadas mais de 80 pessoas na Casa de Saúde São João de Deus, por causa das drogas sintéticas. A RTP falou com uma dessas pessoas. Começou a consumir aos 12 anos. Hoje tem 35. Diz que o demónio da droga chamava por ele e garante que se deixar a casa de saúde, pode morrer.
A União Europeia manifestou hoje a sua “total solidariedade ao povo” do Afeganistão afetado sábado por um forte sismo e enviou equipas à zona do desastre sísmico para ajudar as vítimas, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
Apenas dois participantes, de um total de 20, conseguiram pintar 24 páginas de banda desenhada em 24 horas. Este ano, a Madeira foi a única região do país que entrou no "24 Hour Comics Day".
Arranca daqui a uma semana um estudo para conhecer a prevalência de doentes com insuficiência cardíaca na Madeira. Vão ser envolvidos perto de mil e 400 utentes do serviço regional de saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai prolongar a paralisação à prestação de trabalho suplementar até às 24:00 do próximo dia 24 de novembro, devido à “incompreensível e desrespeitosa proposta” apresentada pelo Governo, foi hoje anunciado.
Uma das maiores celebrações religiosas da Madeira. Um dos peregrinos foi o padre Patrício Sousa que fala do sentido de celebrar a festa do senhor dos milagres. A tradição da procissão do Senhor dos Milagres, cumpre-se esta noite, a partir das 20h00. É uma procissão em que é habitual os fiéis levarem archotes. A iluminação pública é desligada. A imagem sai da capela dos Milagres, percorre algumas ruas e dirige-se para a Igreja Matriz. Esta é uma manifestação de fé que acontece todos os anos a 8 e 9 de outubro.
O Conselho de Segurança israelita, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ativou oficialmente o estado de guerra no país, que permite ao Exército realizar «atividades militares significativas» no âmbito da guerra com o Hamas, informaram meios de comunicação social.
O governo da República vê a mobilidade para as ilhas como um custo e não como um investimento. A acusação é do presidente da Câmara do Porto Santo. Numa intervenção em São Jorge, nos Açores, o presidente da Câmara do Porto Santo critica a TAP por não ajudar a resolver o problema da mobilidade e diz que aposta não é ter mais turistas no verão, mas sim reduzir a sazonalidade.