A Comissão Europeia anunciou hoje ter aprovado a inclusão do requeijão da Madeira no registo das Indicações Geográficas Protegidas (IGP), passando este produto tradicional a constar da lista de produtos alimentares protegidos.
Estabelecimento de ensino que comemora 45 anos e que se prepara para iniciar obras de remodelação.
O projeto denominado "Food Trails" visa criar uma estratégia alimentar local.
O mês de outubro foi o segundo mais quente em Portugal continental dos últimos 93 anos, tendo-se verificado «uma diminuição significativa» da situação de seca devido à chuva que caiu na segunda quinzena, revelou hoje o IPMA.
O PS avança com a eliminação da medida de aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), inserida pelo Governo no Orçamento para 2024, pelo seu caráter plurianual num quadro político em que estão marcadas eleições legislativas antecipadas.
O consumo de cimento no mercado português aumentou 1,2% até setembro deste ano, para 2.956 milhares de toneladas, face a idêntico período do ano anterior, revelou hoje a associação do setor da construção.
A paralisação está em curso hoje e amanhã.
A maioria, 90%, diagnosticados com o tipo 2 da doença.
O prémio é a publicação este mês, do concurso público das obras de reabilitação do edifício no valor de mais de 6 milhões de euros. O diretor da escola, Armando Barreiro, explica o que vai ser feito.
A Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e em articulação com o SANAS Madeira, coordenou, desde as 14h00, uma operação de busca e salvamento na zona do Seixal.
Comissão de Proteção de Menores aponta para um aumento de sinalizações na Madeira durante este ano. Dos mais de 200 casos seguidos pelo menos 180 foram reportados este ano. Absentismo escolar e exposição a comportamentos de violência doméstica estão entre as principais causa do aumento.
Para promover a literacia em saúde, o Governo Regional lançou uma campanha para alertar a população, por exemplo, para não se automedicar.
Quando o diagnóstico é feito atempadamente, a taxa de cura ronda os 80%.
Mafalda tem 15 e Eva tem 16 anos e ambas fazem parte de uma equipa da Escola Francisco Franco que hoje participaram na iniciativa «Eurodeputad@s por um dia». O tema foi as alterações climáticas e para estas duas alunas, mais do que o tema, a participação cívica é o mais importante. Ficaram em quarto lugar e quem levou os prémios de irem a Bruxelas ver o funcionamento do Parlamento Europeu foram as escolas da Ponta do Sol e a Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava. A iniciativa contou com todas as Escolas do Ensino Secundário da Madeira, à exceção da Escola do Porto Santo.
O grupo Sousa prepara-se para construir um novo centro logístico. Desta vez será na ilha Terceira nos Açores. Uma informação avançada à Antena 1 pelo presidente do grupo Sousa. Luís Miguel Sousa espera que as obras possam começar em abril de 2024 e vão durar um ano. Este novo centro logístico vai permitir recrutar mais 25 trabalhadores na ilha Terceira, passando para 45 o número de efetivos do grupo. Este investimento vem juntar-se aos 120 mil metros quadrados de área coberta ao serviço da logística do grupo. O empresário Luís Miguel Sousa foi agraciado com a medalha naval «Vasco da Gama», atribuída pela Marinha Portuguesa.
A revisão da convenção entre a Região e a Ordem dos Médicos deverá estar concluída até ao final do ano. O calendário foi avançado pelo secretário da Saúde, mas Pedro Ramos não adianta ainda os novos valores para as consultas.
A ministra do Trabalho disse hoje, no parlamento, que a lei da Agenda do Trabalho Digno «é para cumprir e para todos cumprirem», quando questionada sobre trabalhadores que exigem a integração na RTP.
No 3.º trimestre de 2023, o ICT (ajustado de dias úteis), na Região Autónoma da Madeira (RAM), registou um acréscimo de 4,2% em relação ao 3.º trimestre de 2022. Esta variação resultou do efeito conjugado das variações ocorridas nas suas duas principais componentes.
O preço dos medicamentos para a diabetes aumentou quase 50% em quatro anos, devido ao maior número de casos diagnosticados e ao preço dos fármacos mais recentes, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Os efeitos da greve dos médicos vão acontecer também na Madeira. Os médicos cumprem hoje o primeiro de dois dias de contestação. O protesto é nacional e acontece numa altura em que foram interrompidas as negociações entre o Ministério da Saúde e os sindicatos.