Ontem acenderam no Funchal as iluminações de Natal a abriram as barracas de comes e bebes na Placa Central da Avenida Arriaga. Dois condimentos obrigatórios nas festividades de Natal. Foi isso que disseram os madeirenses ouvidos pela Antena 1. Todos os dias, às 18 horas, acende-se a iluminação de Natal, composta por cerca de um milhão e seiscentas mil lâmpadas.
Períodos de céu muito nublado. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas terras altas. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) de nordeste, rodando gradualmente para sueste.
A discriminação e o preconceito continuam a acontecer com os doentes infetados com o vírus da imunodeficiência humana. Por ano há 30 novos contágios. Atualmente, no serviço de infecto-contagiosas do Hospital dos Marmeleiros, há 600 doentes a serem seguidos. Hoje assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
São mais de um milhão de lâmpadas que dão cor à cidade com motivos natalícios. Também hoje abriu o Mercado de Natal, na Avenida Arriaga. A animação de natal e fim-de-ano prolonga-se até dia sete de janeiro.
Paulo Amado, presidente do congresso nacional do pé e tornozelo, destaca as descobertas mais importantes dos últimos tempos. A ortopedista Patrícia França diz que as dores na parte do calcanhar são um dos motivos mais frequentes das idas ao médico e indica as causas mais frequentes. O congresso nacional do pé e tornozelo juntou cerca de 100 participantes no Funchal.
A Madeira acolheu nos últimos dois dias uma reunião sobre vulcanismo que juntou as Ilhas Canárias, Cabo Verde, os Açores e a Região. Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, explica os objetivos do encontro. O primeiro dia de trabalhos foi dedicado à apresentação dos resultados e desenvolvimentos do projeto VOLRISKMAC 2 e foram apresentadas comunicações científicas pelos diferentes parceiros. Já ontem foram visitados alguns sítios de interesse geológico da Madeira.
O galardão dos World Travel Awards foi recebido, esta noite, pela 9.ª vez consecutiva. O anúncio foi feito ao final desta tarde, no icónico Burj Al Arab Jumeirah no Dubai, na gala da entrega da 30.ª edição dos prémios do mundo dos WTA.
Cerca de meia centena de pessoas participaram na concentração de protesto contra o teleférico do Curral das Freiras. O movimento promete fazer tudo para travar o projeto anunciado pelo Governo Regional.
Israel anunciou que depois do fim da trégua e o reinício dos combates atacou cerca de «200 alvos terroristas do Hamas» na Faixa de Gaza, onde os bombardeamentos mataram cerca de 100 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ofereceu-se hoje no Dubai para acolher a 33.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP33) sobre o clima, que será realizada em 2028.
O Presidente da República afirmou hoje que «há poucos países» na Europa com a história e a «consistência territorial» de Portugal, e apontou que o presente é moldado pelo passado do país, do qual os portugueses se orgulham.
A Marinha coordenou 391 ações de busca e salvamento marítimo desde o início do ano, das quais resultaram 338 vidas salvas, indicou hoje aquele ramo das Forças Armadas.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de «perdas e danos» resultantes das alterações climáticas.
A comunidade brasileira é vista como a mais bem integrada no país, segundo um estudo da Public Law, que irá servir de ponto de partida para propostas de alteração da legislação da imigração.
As medidas de apoio fiscal aos combustíveis fósseis quase duplicaram de custo em 2022, em resposta à subida dos preços da energia, anunciou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Perto de meia centena de pessoas concentraram-se esta manhã, no miradouro da Eira do Serrado, para se mostrarem contra a construção do teleférico do Curral das Freiras e prometem mesmo tudo fazer para tentar travar o projeto. Uma concentração que reuniu também representantes de partidos políticos na Região.
Hoje na rubrica Madeirenses como Nós, conhecemos Joana Lopes Silva, engenheira biomédica, que trabalha numa multinacional na cidade Suíça de Lucerna.
Foi ontem apresentada no Largo do Colégio a «Laudate deum», carta do Papa Francisco sobre a crise climática. A iniciativa é do Frei Hermínio Araújo, irmão franciscano, e acontece numa altura em que se inicia a cimeira do Clima, no Dubai. O Papa Francisco lembra a necessidade de serem tomadas medidas que diminuam o impacto das alterações climáticas e diz que para o sucesso é necessário o contributo de todos.
Uma viatura encontra-se atravessada na via rápida, no quilómetro 32,28, na cabeceira do aeroporto, em Santa Cruz. No local estão elementos da Polícia de Segurança Pública.
O secretário-geral das Nações Unidas afirmou hoje, na abertura da Cimeira Mundial de Ação Climática, no Dubai, que ainda é possível evitar o «colapso e incêndio do planeta» se os países agirem «agora», com liderança, cooperação e vontade política.