O Governo do Líbano anunciou hoje que vai apresentar queixa contra Israel no Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo «assassínio deliberado» do jornalista da agência Reuters Issam Abdullah num bombardeamento na sexta-feira entre forças israelitas e o Hezbollah.
Israel anunciou hoje a morte de Ali Qadi, comandante da força de elite do Hamas, conhecida como «Nukhba», considerado o principal líder do ataque terrestre de há uma semana no sul do país e que desencadeou o atual conflito.
O incêndio no Jardim da Serra é o que mais preocupa e que levou à mobilização dos bombeiros vindos do continente. Miguel Albuquerque admite o investimento num novo meio aéreo e no aumento do número de faixas corta fogo.
O incêndio de Câmara de Lobos está a ser combatido por mais de 60 operacionais, onde está incluída a equipa especial que veio do continente, bem como a equipa helitransportada. Para já não há habitações em perigo.
Neste momento, a preocupação dos cerca de 40 operacionais que se encontram no Porto Moniz é evitar possíveis reacendimentos.
Neste momento continuam dois fogos ativos na Calheta, nas Florenças e na Fonte do Bispo. Miguel Albuquerque esteve na Fajã da Ovelha, onde garantiu que o apoio aos agricultores afetados pelos incêndios vai chegar.
O museu do Louvre anunciou que estará encerrado este sábado «por razões de segurança». O anúncio chega numa altura em que França decretou o estado de alerta de atentado, após um ataque com faca numa escola secundária na cidade de Arras que vitimou um professor.
São consequências dos danos em 23 quilómetros de cabos nos concelhos da Calheta e Porto Moniz. O Governo Regional está a avaliar os prejuízos destes incêndios. Pedro Ramos adianta que cinco casas afetadas já foram identificadas pelo executivo. A EEM já repôs eletricidade em 90 por cento das casas.
O presidente da câmara da Calheta fala em duas frentes ativas neste momento, uma no sítio das Florenças, no Arco da Calheta, e outra, que merece mais atenção, na Fonte do Bispo. A combater os fogos, nestas localidades, estão cerca de 60 operacionais, incluindo os reforços que chegaram do continente, e dez viaturas.
Há incêndio na Boca da Corrida, no Jardim da Serra. Tem bastante fogo numa área de vegetação e arvoredo. As chamas ainda estão longe das casas, mas está a gerar muito fumo que se sente no Funchal.
Um homem de cerca de 20 anos morreu hoje cerca das 4h30 no Bairro Alto, em Lisboa, como consequência de uma desordem, informou o comando metropolitano da PSP de Lisboa.
Os trabalhadores da RTP cumprem hoje o primeiro de sete dias de greve em protesto contra a falta de progressão nas carreiras e de aumentos, anunciou o sindicato Sinttav, na quinta-feira.
As fragatas Bartolomeu Dias e Corte-Real estão na Madeira em exercícios de instrução dos cadetes da Escola Naval.
A falta de professores leva muitas vezes a que os docentes façam várias tarefas e algumas para os quais não estão devidamente preparados. Esta ideia foi abordada num encontro de professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.
Vai ficar localizada junto ao centro social do Carmo, em terrenos cedidos pela paróquia. A residência deverá estar a funcionar no próximo ano.
Prazeres, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo foram as freguesias mais fustigadas pelas chamas, que consumiram algumas habitações. A reconstrução será agora a prioridade para a autarquia.
O secretário da agricultura garantiu que os apoios vão continuar nos próximos tempos, para colmatar a falta de pasto.
O presidente do governo fez um balanço aos estragos mas também diz que ainda há muito por apurar, nomeadamente no que respeita aos apoios aos agricultores.