Os incêndios vão obrigar a uma avaliação da encosta sobre a Estrada Regional 101, entre a vila do Porto Moniz e as Achadas da Cruz por motivos de segurança. Emanuel Câmara, presidente da autarquia, já requisitou ao Governo Regional a presença dos rocheiros. Outro problema que está a ainda a ser resolvido pela Câmara do Porto Moniz está relacionado com falhas no abastecimento de água potável.
A perspetiva é da nova representante da Ordem dos Nutricionistas na Região, Diana Silva. Hoje é assinalado o Dia Mundial da Alimentação.
Dois desses desalojados são Alzira Rodrigues e o filho, com 14 anos, residentes na Fajã da Ovelha, na Calheta. No serviço de urgência do Centro de Saúde da Calheta, onde se deslocou com dificuldades respiratórias devido à inalação de fumo, Alzira Rodrigues relatava uma noite de terror.
A Capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de vento e agitação marítima fortes para a orla costeira da Madeira que vai estar em vigor até às 6h00 de terça-feira.
O Governo vai manter o desconto da tarifa social de eletricidade nos 33,8%, no próximo ano, de acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República.
A renovação automatizada da Carta de Condução está disponível a partir de hoje, através da aplicação móvel Id.gov, e visa nesta fase os condutores até aos 50 anos, disse à Lusa o secretário de Estado Mário Campolargo.
Há neste momento vários reacendimentos perto de casas na zona da Santa, no Porto Moniz, e também junto à Estação Zootécnica, apurou a Antena 1.
Um incêndio perto de casas no sítio da Cova da Velha, no Campanário, foi combatido esta noite durante quase cinco horas pelos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.
A procura pelos serviços de urgência aumentou entre 12 a 15 por cento nos últimos dias, devido à onda de calor que afeta a Madeira. É uma das consequência das alterações climáticas.
Nas próximas horas, a temperatura máxima vai subir na costa norte, podendo chegar aos 32 graus. O vento soprara com mais força e a chuva só aparecerá a partir de 5.ª feira, tudo por causa de um anticiclone.
O drone da Proteção Civil da Madeira tem conseguido prever a intervenção dos bombeiros, nos incêndios que assolaram a Região nos últimos dias. Uma equipa da RTP acompanhou a ação no incêndio ocorrido no Jardim da Serra, antevendo formas de combate e contribuindo para a extinção das chamas.
Sessenta e quatro operacionais da força especial, que vieram do Continente, devem ficar na Madeira, pelo menos, até terça-feira, de prevenção. A equipa tem estado no terreno a apoiar os bombeiros da Região.
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo promoveu este fim-de-semana uma campanha de recolha de alimentos. O objetivo foi angariar a maior quantidade possível de alimentos de forma a ajudar as famílias carenciadas na Região.
A Casa de Saúde São João de Deus regista perto de 200 internamentos por ano, devido ao consumo de substâncias psicoativas. Representam 30% dos internamentos psiquiátricos na Região.
As fragatas da Marinha Portuguesa, Bartolomeu Dias e Corte-Real, estiveram de portas abertas à população. A iniciativa despertou a curiosidade de muitos madeirenses mas também de alguns turistas.
Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava já foram acionados para combater as chamas no local, com duas viaturas e sete elementos. O incêndio está perto de casas. Neste momento é o único incêndio ativo na Região.
O Exército está no terreno em vigilância, desde sexta-feira. As equipas têm sido distribuídas um pouco por toda a Região.
Neste momento, não há incêndios ativos na Madeira. Agora, é tempo de fazer contas aos estragos. Em breve, vai também ser anunciado o impacto que o fogo teve na floresta Laurissilva. A rede elétrica já foi totalmente restabelecida. Os apoios aos agricultores serão estendidos aos concelhos da Ribeira Brava e Câmara de Lobos. Os utentes do lar do Porto Moniz regressam ainda hoje.
O número de mortes causadas pelos ataques israelitas na Faixa de Gaza subiu para 2.670, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde local, enquanto o exército israelita bombardeia o território controlado pelo movimento islamita Hamas.
Diana Silva é nova representante da Ordem dos Nutricionistas na Madeira. Venceu ontem as eleições, com 62 por cento dos votos. Com uma centena de profissionais na Região, o desemprego e a precariedade laboral são alguns dos maiores problemas da classe. Um terço dos nutricionistas da Madeira trabalha no Serviço Regional de Saúde. Diana Silva assume que a precariedade é maior no setor privado.