Sociedade

Aguaceiros, em geral fracos mais prováveis nas vertentes norte
Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros, em geral fracos, mais prováveis nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira a partir da tarde. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de nordeste. Pequena descida de temperatura.

Autoridade Marítima lançou campanha Mar de Inverno (vídeo)
A Autoridade Marítima lançou a primeira campanha Mar de Inverno. A marinha pretende que sejam evitadas tragédias, alertando a população para os perigos do mar.

Tolentino entre os 22 mais prováveis sucessores do Papa Francisco
O cardeal madeirense, Dom Tolentino Mendonça está na lista dos 22 mais prováveis, entre 140, para suceder ao Papa Francisco. A lista está numa plataforma online chamada ‘Colégio dos Cardeais, uma revisão’ e tem o apoio da editora católica Sophia Institute Press e da revista Cardinalis.

Preço dos combustíveis vai aumentar na próxima semana
A gasolina sem chumbo de 95 octanas vai custar mais um cêntimo. O preço fica fixado em um euro e 56 cêntimos ao litro.

PSP registou 73 acidentes na Região na semana do natal
Segundo a PSP, estes tiveram como resultado 1 ferido grave e 29 feridos ligeiros.

Roteiro dos presépios a bordo de um comboio (vídeo)
Em São Vicente é possível fazer um roteiro dos presépios, a bordo de um comboio turístico. É uma viagem por três freguesias, feita para viver a quadra natalícia até 5 de janeiro.

17 alunos foram hoje distinguidos com bolsas de mérito (áudio)
Os jovens obtiveram uma média superior a 18 valores no ensino secundário e atualmente estão a estudar no ensino superior.

António Nunes de saída da Proteção Civil (áudio)
O coronel António Nunes deixa no final deste mês a presidência da Proteção Civil regional e diz que sua saída não tem nada a ver com as polémicas em que viu envolvido.

Empresas podem celebrar contratos com imigrantes sem NISS
O Instituto da Segurança Social (ISS) esclareceu hoje que as empresas "podem celebrar contratos de trabalho com cidadãos estrangeiros, mesmo que estes não possuam o Número de Identificação de Segurança Social (NISS)".

Trabalhadores dos registos estão em greve em todo o país (áudio)
A paralisação começou no dia 23 de dezembro e vai até 3 de janeiro.

Idas às urgências aumentaram entre os dias 21 e 26 de dezembro (áudio)
Segundo a diretora do serviço de urgência, os picos de maior afluência foram registados nos dias 23 e 26, com mais de 400 utentes.

Margarida Blasco nega intervenção do Governo na operação da PSP no Martim Moniz
A ministra da Administração Interna falou hoje, pela primeira vez, sobre a operação da PSP que decorreu na semana passada no Martim Moniz, sublinhando que o Governo não teve qualquer intervenção no planeamento e na atuação dos agentes.

Marcelo destaca “toque pessoal” de Gouveia e Melo na chefia da Armada e papel em diversas crises
O Presidente da República condecorou hoje o almirante Henrique Gouveia e Melo, destacando o seu “toque pessoal” na chefia da Armada e salientando “as circunstâncias” que marcaram o seu percurso, como o papel no combate à pandemia.

Nobre de Sousa tomou posse como novo chefe da Armada em cerimónia de escassos minutos
O Presidente da República deu hoje posse ao novo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Jorge Nobre de Sousa, numa cerimónia de escassos minutos e na qual esteve presente o antecessor, almirante Henrique Gouveia e Melo.

Corporações de bombeiros da Região prejudicadas pela não aprovação do orçamento regional (áudio)
Considera o comandante operacional da Protecção Civil da Madeira.

Tribunal de Contas deixou reparos ao acordo de dívida entre a Câmara de São Vicente e a EEM
A autarquia terá cometido uma infração, ao acordar o pagamento da dívida antes da decisão judicial da mesma.

‘Zero’ considera negativa a proposta do Chega que altera regime de proteção das Selvagens
A associação considera que a redução da área protegida e a abertura da área à pesca do atum são um retrocesso, que considera "perigoso nos esforços de conservação alcançados e contraria as metas internacionais de proteção do espaço marítimo".

NATO reforça presença no Mar Báltico após corte de cabo elétrico submarino
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) prometeu hoje reforçar a presença militar no Mar Báltico após o corte de um cabo elétrico submarino, que liga Finlândia e Estónia, perante suspeitas de sabotagem por parte da Rússia.