Sociedade

GNR abre concurso
A Guarda Nacional Republicana abriu esta segunda-feira o concurso para a constituição de uma reserva de recrutamento até 2000 candidatos para o preenchimento das vagas para admissão ao curso de formação de guardas.

Homem detido no Caniçal por violência doméstica
Esta segunda-feira, na freguesia do Caniçal, concelho de Machico, no âmbito do cumprimento de mandado de detenção e condução, emitido por Autoridade Judiciária, foi detido um homem com 36 anos, pelo crime de violência doméstica.

Nascimentos ao nível de 2015
Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, que cobre a quase totalidade dos nascimentos.

Fábrica do Ribeiro Sêco já está a laborar (áudio)
A Secretaria Regional da Agricultura e a Fábrica do Ribeiro Sêco vão reiniciar o processo de denominação de origem protegida ao mel de cana-de-açúcar, depois deste ter sido chumbado. Uma garantia do sócio-gerente da Fábrica do Ribeiro Sêco, João Melim, no dia em que teve início a laboração da cana-de-açúcar.

Europa começa a receber vacinas da Johnson & Johnson
A farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, começou esta segunda-feira a entregar vacinas contra a Covid-19 à União Europeia (UE), de dose única, anunciou a Comissão Europeia, classificando esta como uma “boa notícia” para atingir os objetivos europeus.

Mais duas mortes e 271 casos
Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes relacionadas com a Covid-19 e 271 novos casos de infeção com o novo Coronavírus, segundo o boletim Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica um aumento no número de internamentos.

Alunos podem vir a ser testados regularmente (áudio)
Em entrevista à Antena 1, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, está satisfeito com a forma como decorreu o regresso em pleno das aulas presenciais. O governante destaca o esforço para garantir este regresso.

Madeira tem nova imagem (vídeo)
O Destino Madeira tem a partir de hoje uma nova imagem promocional, que pretende associar um sentimento de pertença. "Madeira tão tua" dá o mote para as novas campanhas institucionais.

Festa da Flor na primeira semana de outubro (áudio)
Por essa altura, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, espera ter 70% da população vacinada contra a Covid-19.

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Venezuela flexibiliza quarenta
A Venezuela vai iniciar esta segunda-feira sete dias de flexibilização da quarentena preventiva da Covid-19, depois de três semanas de estrito confinamento devido ao aumento dos casos positivos e mortes associadas ao novo coronavírus.

Estudantes pedem acesso universal ao ensino superior
A Associação Académia de Coimbra (AAC) alertou este domingo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a necessidade de se valorizar a juventude e para que seja garantido o direito de acesso universal ao ensino superior.

Regressaram as aulas do terceiro ciclo (áudio)
Já começou o dia de regresso às aulas para os 8.700 alunos do terceiro ciclo do ensino básico, que desde janeiro estavam em ensino à distância.

Reino Unido atinge imunidade de grupo
Cerca 73,4 por cento da população está vacinada, ou já teve a doença, de acordo com estudo da University College de Londres.

Madeira quer aumentar o ritmo de vacinação
Este domingo, foi ultrapassada a barreira das 60 mil vacinas contra a Covid-19. Foram já aplicadas 60 014 doses.

Doença, desemprego e divórcio potenciam situações de pobreza
O desemprego, a doença e o divórcio são fatores que contribuem para a entrada numa situação de pobreza ou que impedem que se saia dessa condição, segundo o estudo "Pobreza em Portugal - Trajetos e Quotidianos".

Oficiais de Justiça em greve
O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) convocou uma greve para decorrer entre esta segunda-feira e sexta-feira contra o não pagamento de horas suplementares e em protesto contra o que designam de “trabalho forçado/escravo”.