Sociedade

Farmácias manifestam preocupações (áudio)
A Associação Nacional das Farmácias na Madeira encara as novas medidas como mais um desafio aos profissionais dedicados à testagem.

Mais 52 novos casos e uma morte
Nas últimas 24 horas, a Madeira apresentou 52 novos casos, sete importados e 45 de transmissão local. A Região tem, neste momento, 452 casos ativos da doença.

Medidas nos aeroportos e portos mantêm-se
Mantém-se a recomendação da resolução anterior: vacinados ou recuperados ou testados com teste rápido antigénio, com necessidade de repetição ao 5º/7º dia para residentes, estudantes e emigrantes e respetivos familiares.

28 mil vacinados contra a gripe (vídeo)
Desde o início da vacinação contra a gripe sazonal, a Região vacinou 28 mil madeirenses. Um número abaixo do registado no ano passado, mas facilmente recuperável, segundo o Serviço Regional de Saúde.

Missas do parto com testes ou vacina
É recomendado aos participantes nas missas do parto estarem vacinados ou testados (teste rápido antigénio).

Certificado ou teste para entrar nos supermercados
A partir das 00 horas do próximo sábado, dia 20 de novembro, para entrar nos supermercados da Região é recomendada a apresentação do certificado digital ou teste rápido antigénio.

Permitida apenas uma visita semanal aos lares
Obrigatoriedade de testes semanais a funcionários e residentes.

Uso de máscara obrigatório
A partir das zero horas do próximo sábado, dia 20 de novembro, passa a ser obrigatório o uso de máscara (em ambientes abertos e fechados) e todas as medidas de proteção sanitária individual.

Teste e certificado obrigatórios em todos os eventos
A partir das zero horas do próximo sábado, 20 de novembro, passa a ser obrigatória a apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 e teste em todos os eventos na Região.

Testagem massiva da população passa a ser semanal
Testagem massiva da população passa a estar disponível de sete em sete dias. Antes era de quinze em quinze dias.

Madeira em situação de contingência
Medida entra em vigor às zero horas do dia 20 de novembro.

Novo tratamento da AstraZeneca com 83% de redução de doença sintomática
Um tratamento experimental desenvolvido pela AstraZeneca demonstrou uma redução de 83% do risco de desenvolver covid-19 sintomática seis meses após a toma da combinação de anticorpos de ação prolongada, revelaram hoje especialistas numa conferência realizada pela farmacêutica.

Estudo reforça valor das medidas de saúde pública
Um estudo de revisão sistemática sobre a eficácia das medidas de saúde pública contra a covid-19 defende que o controlo da pandemia depende de uma “adesão contínua” a medidas não farmacológicas, como máscara, lavagem de mãos e distanciamento social.

Limpeza de plátanos condiciona trânsito
A Câmara Municipal do Funchal procederá à limpeza dos plátanos na Estrada Monumental, no próximo sábado e domingo, das 09h30 às 17h30, entre a Travessa do Valente e o Nó do Lido.

Cumbre Vieja provocou prejuízos de 550 milhões de euros
A erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, que já dura há dois meses, provocou entre 550 e 700 milhões de euros de prejuízos, disse hoje o presidente do arquipélago espanhol das Canárias.

Mais 12 mortes por Covid
Portugal regista esta quinta-feira 2.398 novos casos confirmados de infeção com o Coronavírus SARS-CoV-2, com doze mortes associadas à Covid-19, e um aumento de internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.

Alemanha transfere doentes para o estrangeiro
A Alemanha já teve que transferir doentes com Covid-19 para países vizinhos devido ao agravamento da situação sanitária, o que levou também hoje a comissão de vacinação a recomendar uma terceira dose de vacina aos maiores de 18 anos.