Sociedade

Papa critica crueldade da guerra e beija bandeira proveniente de Bucha
O Papa Francisco criticou hoje a “crueldade cada vez mais horrível” que atinge a Ucrânia, “inclusive contra civis”, referindo-se ao “massacre de Bucha” antes de beijar uma bandeira ucraniana proveniente daquela “cidade mártir”.

Portugueses praticaram mais exercício em 2021
Os portugueses aumentaram os seus níveis de atividade física no ano passado, com mais de metade (54,3%) a apresentar níveis adequados de atividade física para a promoção da saúde, valores que melhoraram relativamente ao primeiro ano da pandemia.

Linha SNS 24 atingiu valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no 1.º trimestre
A Linha SNS 24 recebeu um valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no primeiro trimestre de 2022, mas menos de 3% das situações foram encaminhadas para um serviço de urgência, segundo dados divulgados hoje à agência Lusa.

Escola internacional vai dar aulas online a alunos ucranianos
A partir do terceiro período, a escola internacional St. Dominic, em Cascais, vai estar à distância de um clique para alunos ucranianos que estejam afastados da escola por causa da guerra, através de um programa de aulas ‘online’.

Três hospitais de Mykolaiv bombardeados em dois dias
Três hospitais da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, “foram atingidos por bombardeamentos” no domingo e na segunda-feira, indicou hoje a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), presente no terreno.

41 milhões de euros de gastos não contabilizados na CM Funchal (vídeo)
O atual executivo da câmara do Funchal diz ter encontrado 41 milhões de euros de gastos, não contabilizados da anterior vereação. A maior parte diz respeito à dívida à empresa Águas e Resíduos da Madeira. Pedro Calado diz que vai apurar a responsabilidade desta situação até às últimas consequências.

500 pescadores ficam em terra (vídeo)
Os atuneiros estão parados no porto de pesca do Caniçal e os armadores garantem que não vão para o mar até o Governo Regional tomar medidas para apoiar os custos do combustível. Garantem que o disparar do preço do gasóleo não justifica as viagens para a pesca.

Operacionalidade do Aeroporto da Madeira vai ficar cada vez mais condicionada (vídeo)
Com as alterações climáticas, a operacionalidade do aeroporto da Madeira vai ficar cada vez mais condicionada. O aviso foi deixado pelo presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que está na região para uma conferência que juntou todos os diretores dos serviços meteorológicos da Europa.

Estados Unidos e aliados vão proibir novos investimentos na Rússia
Os Estados Unidos, em coordenação com União Europeia (UE) e G7, vão anunciar novas sanções à Rússia, como o congelamento de investimentos, reagindo aos crimes de guerra na Ucrânia, revelou um alto responsável da Administração norte-americana.

Marinha abriu processo disciplinar a militar que vendia droga a outros militares em tratamento
A Marinha abriu um processo disciplinar depois de o Ministério Público ter apresentado a primeiro interrogatório judicial um militar por fortes indícios de se dedicar à compra de droga e posterior venda a terceiros, nomeadamente militares toxicodependentes em tratamento.

Rússia anuncia ofensiva final para conquistar cidade estratégia de Mariupol
A Rússia anunciou hoje uma ofensiva final para conquistar Mariupol, cidade portuária estratégica no sudeste da Ucrânia, após ter terminado o prazo imposto para as forças ucranianas deporem as armas e deixarem a região.

Conhecimento científico da psicologia nas políticas pública (vídeo)
Incluir mais o conhecimento científico da psicologia nas políticas públicas, uma ideia defendida pelo bastonário da Ordem dos Psicólogos, que participou numa conferência sobre "políticas públicas que resultam".

MP acusa coronel de falsificação de documento na morte de madeirense Hugo Abreu
O Ministério Público (MP) acusou dois arguidos, entre os quais o coronel Dores Moreira, ex-comandante do Regimento de Comandos, de um crime em coautoria de falsificação de documento, no âmbito do chamado processo dos Comandos. Relembra-mos que que uma das vitimas era madeirense.

Começou a recolha de material médico para missão humanitária na Ucrânia (áudio)
Uma missão que conta com o envolvimento de duas entidades da Madeira. Gonçalo Félix, presidente da Madeira Emergência, deixa um apelo à população, mas em especial às empresas e às farmácias.

Portugal expulsa 10 funcionários da embaixada russa
Portugal declarou como 'persona non grata' 10 funcionários da missão diplomática da embaixada russa em Lisboa, dando-lhes duas semanas para abandonar o país, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Boris destaca «atrocidades» em Bucha
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, divulgou hoje uma comunicação em vídeo na qual fala parcialmente em russo sobre as “atrocidades" registadas na cidade ucraniana de Bucha, acusando o presidente Vladimir Putin de "crimes de guerra".

Hospital S. João tem enfermeiros com mais de 200 horas de trabalho por mês
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE) afirmou hoje, no Porto, haver profissionais no Hospital São João que trabalham mais de 200 horas por mês e que as exigências estão a aumentar devido ao ressurgir da procura nas urgências.

PSP apreendeu 15 gramas de cocaína no Porto Santo
O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança comunicou que hoje, dia 5 de Abril de 2022, a PSP, através da Esquadra do Porto Santo deteve, em flagrante delito, na via pública, um indivíduo, do sexo masculino, com 22 anos, na posse de 15.45 gramas (185 doses individuais) de um produto que reagiu positivamente para cocaína.

Doze civis morreram nos bombardeamentos de segunda-feira em Mykolaiv
Os ataques russos de segunda-feira na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, provocaram pelo menos 12 vítimas mortais entre os habitantes, anunciou hoje a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova.

5 milhões de portugueses têm seguro privado ou um subsistema de saúde
Mais de cinco milhões de portugueses têm seguro privado ou um subsistema de saúde, avançou hoje o presidente da Associação de Hospitalização Privada, sublinhando que os hospitais privados são “a principal porta de entrada” para cada vez mais portugueses.