Sociedade

Rebentamento de pneu em avião privado encerra aeroporto de Lisboa
A operação no aeroporto Humberto Delgado está suspensa desde as 17h14, devido a uma aeronave imobilizada na pista, depois de um rebentamento de um pneu no trem de aterragem, disse à Lusa a ANA – Aeroportos de Portugal.

Cinco madeirenses distinguidos com a medalha de bons serviços (áudio)
A médica Maria da Graça Andrade destacou-se no combate a vários tipos de vírus, mas sobretudo por liderar o laboratório público no Hospital Nélio Mendonça, durante a pandemia da Covid-19.

Penas de prisão efetiva para padre e freiras acusados de escravizar madeirense (vídeo)
Foram condenados a penas de prisão, entre os 12 e os 17 anos, o padre e as três freiras acusados de escravizar raparigas em Vila Nova de Famalicão, incluindo, pelo menos uma jovem da Madeira. O tribunal deu como provados todos os factos e condenou ainda a a instituição "Fraternidade Missionária de Cristo Jovem" ao pagamento de uma multa de 400 mil euros.

Ministério Público já recebeu 17 denúncias de abusos sexuais (vídeo)
O Ministério Público já recebeu 17 denúncias da Comissão Independente sobre abusos sexuais na igreja católica portuguesa. Todos os sacerdotes denunciados por alegadas vítimas estão no ativo em várias dioceses. A comissão apela a que as vítimas falem.

Empresários da Guarda defendem construção do novo aeroporto na Ota
O presidente da Associação Empresarial da Região da Guarda - NERGA considerou hoje que a construção de um novo aeroporto na Ota é a “melhor solução” para o centro e para o norte do país.

Penas entre 12 e 17 anos para padre e «freiras» por escravizarem noviças
O Tribunal de Guimarães condenou hoje a penas entre 12 e 17 anos de prisão um padre e três responsáveis de uma “associação de fiéis” de Requião, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, por escravizarem noviças.

Praga reabre centro de acolhimento de refugiados em julho
As autoridades da República Checa vão reabrir a 11 de julho o centro de acolhimento para os refugiados vindos da Ucrânia, após a infraestrutura ter sido encerrada em meados de junho por falta de camas, foi hoje divulgado.

MP pede para Berardo estar sujeito a apresentações periódicas às autoridades
O Ministério Público (MP) propôs a alteração das medidas de coação de Joe Berardo no caso CGD, requerendo apresentações periódicas às autoridades pelo empresário e admitindo a extinção da maioria das medidas aplicadas há cerca de um ano.

Pedro Ramos de visita a África do Sul nas comemorações do Dia da Região (áudio)
O secretário regional da Saúde e Proteção Civil representa o Governo Regional nas comemorações do Dia da Região, na África do Sul. Pedro Ramos já esteve na Cidade do Cabo e hoje está em Joanesburgo. Nestes dias de visita, tem testemunhado o interesse dos emigrantes madeirenses pelos investimentos na Região.

Antigo ministro da República para a Madeira defende extinção de cargo (áudio)
No dia da Região, o antigo ministro da República para a Madeira vem defender a extinção do cargo, que ocupou cerca de duas décadas. O juiz-conselheiro Monteiro Diniz defende também mais poder legislativo para a Assembleia regional. Ideia deixada num debate especial promovido pela Antena 1 Madeira, sobre a autonomia, que vai poder ouvir depois das 5 da tarde.

Santa Cruz deu início à época balnear (áudio)
A Câmara Municipal de Santa Cruz deu início à época balnear hasteando duas bandeiras azuis e uma bandeira acessível nas praias das Palmeiras e dos Reis Magos. A vice-presidente Élia Ascensão disse que as bandeiras atestam a qualidade das praias durante a época balnear.

Diáspora celebra Dia da Região (áudio)
Neste dia que é também das comunidades, a Antena 1 esta a ouvir a opinião dos madeirenses espalhados pelo mundo. Na África do Sul, Dinarte Menezes é natural do concelho da Calheta, emigrou para país com os pais, ainda muito novo. O atual membro do forum português, realça a necessidade dos jovens manterem as tradições madeirenses.

Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro até 2030 em consulta pública
Reduzir a incidência dos cancros potencialmente evitáveis, melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes e apoiar os sobreviventes, sem esquecer os cuidadores, são os principais objetivos da Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro até 2030.

Apreensão de quarenta obras de arte sacra furtadas em igrejas portuguesas
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito de uma investigação iniciada há apenas quatro meses, procedeu à identificação, localização e apreensão de obras de arte sacra furtadas do interior de diversas igrejas e capelas portuguesas.

Lei sobre violência doméstica deve incluir proteção aos animais
A Provedora do Animal, Laurentina Pedroso, disse que há vítimas de violência doméstica com dificuldades em sair dessa situação por não terem como deixar os animais de companhia a salvo e defendeu que seja criada legislação que inclua essa proteção.

Publicada em DR revogação do despacho sobre futuro aeroporto de Lisboa
A revogação do despacho de quarta-feira, determinada pelo primeiro-ministro, sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa foi publicada em Diário da República em novo despacho.

Praia da Doca do Cavacas reaberta a banhos
A praia da Doca do Cavacas, no Funchal, foi reaberta a banhos fruto dos resultados da contra-análise feita pela Direção Regional de Saúde.

Sócrates fica sujeito a apresentações quinzenais na esquadra
O ex-primeiro-ministro José Sócrates ficou sujeito a apresentações quinzenais às autoridades, além do Termo de Identidade e Residência (TIR), decidiu a juíza Margarida Alves no âmbito do processo separado da Operação Marquês.

«2022 tem sido um ano surpreendente no turismo» (áudio)
Rogério Gouveia diz que 2022 tem sido um ano surpreendente no turismo mas também noutros sectores. O governante espera que os sinais positivos se mantenham ao longo dos próximos anos. Declarações durante o Fórum PME Global AGEA, iniciativa dedicada aos novos desafios para as empresas da Região.

Acessibilidades da Região devem ser melhoradas e pensadas pelo Governo da República (áudio)
A opinião é do Bastonário da ordem dos Economistas. António Mendonça considera que as acessibilidades estão na base do funcionamento da economia na Madeira. Falando no fórum PME Global Agea, dedicado aos novos desafios para as empresas da Região, o antigo ministro das obras públicas, transportes e comunicações, apontou o caminho para o desenvolvimento da economia regional, sugeriu uma maior otimização dos efeitos do turismo e uma conferência anual para a Região.