Victor Gonçalves está autorizado a viver um Ano Sabático. O pedido do padre dirigido ao Bispo do Funchal foi aceite. O pároco vai deixar de exercer funções em São Vicente e também no Seminário, onde era membro da equipa formadora.
Carlos Freitas é o padre que sucede a Victor Gonçalves na paróquia de São Vicente.
O decreto com as nomeações pastorais foi divulgado hoje nestes termos:
“O Bispo Diocesano, no âmbito da missão própria do seu ministério, tem a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs.
Como refere o Diretório para o Múnus Pastoral dos Bispos, o cuidado pastoral torna-se efetivo na corresponsabilidade, na qual os presbíteros, por força da incardinação ou da dedicação a uma Igreja particular, são consagrados totalmente ao serviço, para apascentar uma mesma porção do rebanho do Senhor. Os presbíteros são, de facto, os principais e insubstituíveis colaboradores da ordem episcopal, investidos do único e idêntico sacerdócio ministerial.
O Bispo associa-os à sua solicitude e responsabilidade, de forma que cultivem sempre o sentido da Diocese, fomentando ao mesmo tempo o sentido universal da Igreja. Guiado por uma caridade sincera e indefectível, o Bispo ajudará de todas as maneiras os seus sacerdotes, para que tenham em apreço a sublime vocação sacerdotal, a vivam com serenidade, a difundam à sua volta com alegria, desempenhando fielmente e com generosidade as suas funções.
O cuidado das comunidades cristãs da nossa Diocese assenta, pois, na fidelidade e generosidade dos sacerdotes, que se dedicam ao serviço pastoral de todos os diocesanos da Madeira e do Porto Santo.
Manifestando o meu apreço e agradecimento sincero ao clero de toda Diocese; reconhecendo a sua generosidade da qual brota a disponibilidade para o serviço ao Povo de Deus; e tendo em atenção algumas necessidades pastorais, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana,
Havemos por bem proceder às seguintes nomeações e dispensas pastorais:
1. Padre José Alberto Gomes Vicente é nomeado Pároco da Piedade e Espírito Santo, na ilha do Porto Santo, in solidum com o Padre Fábio Rodrigues Ferreira, competindo a este as funções de Moderador, nos termos dos Cânones 517§1 e 542-544 do Código de Direito Canónico.
2. Padre José Luís Gouveia de Sousa é dispensado de Pároco da Encarnação, no Arciprestado de Câmara de Lobos.
3. Padre Alexandre Henriques Jorge, ofm, é nomeado Pároco da Encarnação, no Arciprestado de Câmara de Lobos, de acordo com o Ministro Provincial dos Franciscanos em Portugal, Frei Armindo de Jesus Carvalho.
4. Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas é nomeado Pároco do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos. É dispensado da Paróquia de São Tiago (Jardim da Serra).
5. Padre João Humberto de Vasconcelos Mendonça é nomeado Vigário Paroquial do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos.
6. Padre Agostinho Bonifácio Sousa Nóbrega dos Santos é nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Animação Missionária, com particular atenção à assistência de Movimentos Laicais e às Obras Missionárias Pontifícias. É dispensado de Pároco do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos.
7. Padre Rui Daniel Fernandes da Silva é nomeado Pároco de São Tiago (Jardim da Serra), no Arciprestado de Câmara de Lobos.
8. Padre Victor Apolinar Abreu Gonçalves é dispensado, a seu pedido, da Equipa Formadora do Seminário, do Pré-Seminário e de Pároco de São Vicente, no Arciprestado de São Vicente/Porto Moniz, e autorizado a viver um Ano Sabático, nos termos do nº 101 do Diretório para a Vida e Ministério dos Presbíteros.
9. Padre Carlos Manuel Gouveia Freitas é nomeado Pároco de São Vicente, no Arciprestado de São Vicente/Porto Moniz.
10. Padre Vitor Manuel Baeta de Sousa é nomeado Responsável da Equipa do Pré-Seminário e Capelão da Penha de França, no Arciprestado do Funchal.
11. Padre Pedro Filipe de Gois Nóbrega é nomeado membro da Equipa do Pré-Seminário. É dispensado da responsabilidade do Serviço Diocesano de Acólitos.
12. Padre Óscar Heliodoro Xavier de Andrade é dispensado da assistência diocesana à Ação Católica Rural (ACR).
13. Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves é nomeado Responsável do Serviço Diocesano de Acólitos e Assistente Diocesano da Ação Católica Rural (ACR).
Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.”