Durante quase todo o dia de sexta-feira, nenhum avião aterrou ou descolou do Aeroporto Internacional da Madeira, localizado no concelho de Santa Cruz, na zona leste da ilha, mas o tráfego começou a normalizar a partir das 18:00 horas de ontem.
A Região Autónoma da Madeira continua, no entanto, a ser afetada pelo mau tempo e a capitania do Porto do Funchal ainda mantém ativos avisos para agitação marítima forte, vento forte e má visibilidade para a orla costeira do arquipélago, enquanto o IPMA estendeu o aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) para as zonas montanhosas e para a costa sul por causa do vento.
Algumas estradas regionais encontram-se encerradas ou condicionadas devido à queda de árvores e derrocadas.
No concelho do Funchal, o mais populoso da Madeira, as duas corporações de bombeiros – Municipais e Voluntários Madeirenses – e a Proteção Civil Municipal registaram até as 18:00 horas dez ocorrências, resultantes do estado do tempo, nomeadamente queda de árvores e pequenos deslizamentos de terra.
A autarquia informou, por outro lado, que os serviços continuam no terreno de forma a "repor a normalidade com a maior brevidade possível".
LUSA