A obra vai para o terreno a 11 de junho, estando orçada em cerca de um milhão de euros, e deve estar terminada em inícios de fevereiro do próximo ano. A segunda fase será a da reabilitação do interior da unidade hospitalar, com os trabalhos a serem iniciados no primeiro trimestre do próximo ano.
Quando tudo estiver terminado, o que se prevê que aconteça no final do verão de 2019, o Hospital dos Marmeleiros surgirá renovado por dentro e por fora.
Segundo Amílcar Gonçalves a obra tem de, obrigatoriamente, começar pelo exterior, de modo a resolver os problemas de cobertura e nas fachadas. «Sei que algumas pessoas acham que se deveria começar pelos interiores, por considerarem que estão mais necessitados de obras. Só que não se pode começar a obra pelo interior, quando a causa dos problemas está no exterior», garante o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
Desta forma, será feita a recuperação e substituição da cobertura em telha, incluindo a estrutura de suporte e a reposição de impermeabilizações e caleiras, assim como de pintura de todas as fachadas exteriores e a substituição dos vãos de madeira (nas janelas) existentes por vãos de alumínio, de modo a proporcionar não só melhor conforto térmico e acústico, como também maior segurança, dada a altura do edifício, com a colocação de limitadores de abertura.
Entretanto, prossegue a monitorização do parque de estacionamento dos Marmeleiros, tendo o Governo Regional, para o efeito, instalado no local dois inclinómetros, que aferem permanentemente da estabilidade daquele terreno.