100%
Volume
00:00
Partilhar - O mundo precisa de artistas proféticos | RTP Madeira

O mundo precisa de artistas proféticos

Na manhã deste domingo, 16 de fevereiro, o cardeal madeirense José Tolentino Mendonça substituiu o Papa Francisco na missa do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a celebração, o cardeal leu uma mensagem do líder da Igreja Católica

“Queridos artistas, vejo em vós guardiães da beleza que sabe inclinar-se sobre as feridas do mundo, que sabe escutar o grito dos pobres, dos sofredores, dos feridos, dos presos, dos perseguidos, dos refugiados. Vejo em vós guardiães das bem-aventuranças“, diz o texto, que foi preparado pelo papa para a homilia deste domingo.

“Vivemos num tempo em que se erguem novos muros, em que as diferenças se tornam um pretexto para a divisão em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Mas vós, homens e mulheres de cultura, sois chamados a construir pontes, a criar espaços de encontro e diálogo, a iluminar as mentes e a aquecer os corações”, pede ainda o Papa Francisco. “A arte é chamada a participar nesta revolução.

O mundo precisa de artistas proféticos, de intelectuais corajosos, de criadores de cultura. Deixai-vos guiar pelo Evangelho das Bem-Aventuranças e que a vossa arte seja anúncio de um mundo novo. Que a vossa poesia no-lo mostre! Nunca deixeis de procurar, interrogar, arriscar”.

O Papa Francisco está interndo desde sexta-feira, 14 de fevereiro, na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite. Na tarde do último sábado, 15, o Vaticano emitiu um comunicado a atualizar o estado de saúde do papa. “Os testes realizados ao longo do dia confirmam a infeção do trato respiratório.

A terapia foi levemente modificada com base nas descobertas microbiológicas. Hoje os resultados laboratoriais mostram uma melhoria em alguns dos valores”. Ainda não se sabe quando o papa deixa o hospital.

Tolentino Mendonça, 59 anos, é cardeal desde 2019 e ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana. A missa deste domingo celebrou o Jubileu dos Artistas, do Mundo e da Cultura, que é uma das cerimónias do Ano do Jubileu da Igreja Católica e uma área que faz parte da tutela de Tolentino Mendonça na Cúria.