Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Nova disciplina de História para ajudar alunos a interpretar o presente
Sociedade 08 out, 2019, 12:15

Nova disciplina de História para ajudar alunos a interpretar o presente

Os alunos do 12.º ano poderão ter uma nova disciplina no próximo ano letivo que aborda a história contemporânea e pretende que os estudantes consigam interpretar o presente e agir de forma critica e reflexiva.

Chama-se “História, Culturas e Democracia” e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário, segundo informação disponibilizada no ‘site’ da Direção-Geral de Educação (DGE).

A nova disciplina quer que o aluno compreenda o mundo atual e problematize temas da História recente, refere o documento que define as aprendizagens essenciais da cadeira anual.

“Esta oferta, que partiu do diálogo que temos mantido com os professores de História, é uma resposta à necessidade de valorização do conhecimento histórico e do património enquanto alicerces da identidade e da democracia. Além disto, estrutura-se de uma forma coerente com as finalidades previstas no Perfil dos Alunos: o desenvolvimento de espírito crítico e capacidade de interpretação da realidade sustentado em conhecimento”, sublinhou o secretário de Estado da Educação, João Costa, em declarações à agência Lusa.

A disciplina pretende dar ferramentas aos alunos que lhes permita compreender o mundo em que vivem e ter uma consciência histórica para poderem assumir “uma posição informada, crítica e participativa na construção da sua identidade individual e coletiva, num quadro de referência humanista e democrática”, refere o documento disponível na DGE.

As aprendizagens essenciais estruturam-se em torno de quatro grandes temas: “A História faz-se com critério”; “Global e Local (“Glocal”) e Consciência Patrimonial”; “Passados Dolorosos na História” e, finalmente, “História e tempo Presente”.

O tema “Passados Dolorosos na História”, por exemplo, assenta no pressuposto de que o desconhecimento da realidade histórica pode conduzir à instrumentalização do passado.

“As memórias individuais e coletivas devem ser valorizadas por constituírem contributos importantes para a compreensão de questões socialmente vivas. Assumir as heranças dolorosas pode e deve contribuir para o apaziguamento das relações sociais inerentes a uma cultura democrática”, refere as aprendizagens essenciais.

A importância da “História e do Tempo Presente” vem reforçar a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, criando-se na escola espaços e tempos onde possa intervir livre e responsavelmente.

As aprendizagens essenciais desta nova disciplina foram desenvolvidas entre a Associação de Professores de História e a DGE.

C/Lusa

Pode também gostar

Imagem de PSP apreende 105 doses de “bloom” no interior de um brinquedo de criança

PSP apreende 105 doses de “bloom” no interior de um brinquedo de criança

Imagem de Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho

Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho

Imagem de Jovens de várias escolas da Região participaram na construção de dois barcos à vela (vídeo)

Jovens de várias escolas da Região participaram na construção de dois barcos à vela (vídeo)

Imagem de Hospital Dr. Nélio Mendonça esgotou a capacidade de internamento para doentes Covid (Áudio)

Hospital Dr. Nélio Mendonça esgotou a capacidade de internamento para doentes Covid (Áudio)

Imagem de Galomar tem de melhorar para conseguir vencer (áudio)

Galomar tem de melhorar para conseguir vencer (áudio)

Imagem de Show de Lookman dá Liga Europa à Atalanta e acaba com invencibilidade do Leverkusen

Show de Lookman dá Liga Europa à Atalanta e acaba com invencibilidade do Leverkusen

Imagem de Marinha resgata dois americanos a leste da Madeira

Marinha resgata dois americanos a leste da Madeira

Imagem de São Martinho tem clube dinâmico (vídeo)

São Martinho tem clube dinâmico (vídeo)

Imagem de Filipe Sousa não descarta candidatura à Câmara do Funchal (vídeo)

Filipe Sousa não descarta candidatura à Câmara do Funchal (vídeo)

Imagem de Mais de 9 mil alunos colocados na 2ª. fase de acesso ao ensino superior

Mais de 9 mil alunos colocados na 2ª. fase de acesso ao ensino superior

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025