O navio chegou por volta das 7h00, sob o comando da inglesa Sarah Breton e está acostado no cais sul do Porto do Funchal. A bordo, traz 1800 passageiros e 900 tripulantes.
Hoje, a Madeira despede-se do "Oriana" e a APRAM preparou um programa que inclui uma troca de presentes, uma visita à gare à exposição do Clube de Entusiastas de Navios, CEN e a entrega de uma moldura com dedicatória à companhia pelas 160 escalas deste navio no Porto do Funchal.
Logo, entre as 16h30 e as 17h30, à saída do "Oriana", um rebocador da APRAM lançará jatos de água, a lancha de pilotos acompanhará o navio com apito, o Grupo Folclórico Monteverde vai atuar e no varandim do passadiço, funcionários da APRAM, entusiastas de navios, o agente de navegação e outras entidades despedir-se-ão do "Oriana".
No outono, vai passar a chamar-se "Piano Land" e vai integrar a recém criada China Travel Services, tendo Xiamen como homeport para itinerários asiáticos.
Ao longo destes 24 anos, o navio trouxe à Madeira mais de 280 mil passageiros e 128 mil tripulantes.
De referir que em 1995, na viagem inaugural, o Funchal foi o primeiro porto de escala deste navio, na altura, considerado um dos maiores do mundo e o maior construído nos estaleiros da Alemanha desde 1914.