O Dia Internacional da terceira idade, (pessoas que passaram dos 65 anos, segundo a OMS), a 28 de Outubro, foi instituído pela ONU, para assinalar a importância da população idosa e sensibilizar para os seus direitos, alertando para a situação económica e social desta população, mas também para cuidados de saúde, entre outros, valorizando-a perante a sociedade e assegurando-lhe uma vida condigna. São muitos os idosos que vivem, actualmente, em carência económica e isolados dos seus familiares, muitos ao abandono, seja em lares de terceira idade ou em casa.
Grande parte da população portuguesa é idosa, e sobretudo mulheres, prevendo-se que esta triplique nas próximas décadas em relação aos jovens, acrescendo ainda mais as preocupações em torno desta faixa populacional no âmbito da sua integração e protecção, sociais.
“Porque ‘velhos são os trapos’ e o Movimento Democrático das Mulheres quer evidenciar a importância da ‘arte de saber envelhecer’, convocamos todos os interessados a participar na iniciativa-debate que se realizará no próximo dia 4 de Novembro de 2016, às 18h30, na Rua Câmara Pestana nº 24, 2º andar, intitulada ‘A Terceira Idade no feminino’, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Terceira Idade que contará com a participação da Dra. Maria Helena Gonçalves Jardim, especialista em geriatria, e com a Dra. Manuela Parente, psicóloga”.