A Porto Santo Line (PSL) justifica a decisão alegando que “as más condições meteorológicas põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros”.
A concessionária tinha programado para quinta-feira uma viagem com partida do Funchal às 08:00 e regresso do Porto Santo pelas 18:00.
Na sua página, a PSL informa que as passagens marcadas “serão automaticamente alteradas para as viagens de sábado”, acrescentando que a alteração das viagens para outra data “está isenta da respetiva taxa”.
A capitania do porto do Funchal, tendo por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prolongou os avisos de vento e agitação marítima fortes para o arquipélago da Madeira até às 06:00 de quinta-feira.
Entre outros elementos, a nota da autoridade marítima regional refere que, na costa norte da Madeira, as ondas vão atingir os 4,5 metros a partir do final da tarde de hoje, sendo até os três metros na parte sul.
Quanto à visibilidade deve revelar-se “boa a moderada”, enquanto o vento “vai aumentar para muito fresco a partir do meio da tarde”.
A capitania recomenda que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”.
O IPMA colocou a costa norte da ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo.
C/Lusa